Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42218
Título: Gestão democrática e o Conselho Escolar: a participação como engajamento em uma escola municipal - Natal/RN
Autor(es): Nascimento, Raquel Leite do
Orientador: Barbalho, Maria Goretti Cabral
Palavras-chave: Gestão Democrática;Participação;Conselho Escolar;Democratic Management;School Council;Participation
Data do documento: 14-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NASCIMENTO, Raquel Leite do. Gestão democrática e o Conselho Escolar: a participação como engajamento em uma escola municipal - Natal/RN. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sobre a gestão democrática e o Conselho Escolar como mecanismo de participação, cujo objetivo se configura na apresentação de elementos a reflexão acerca do funcionamento do Conselho Escolar com foco na participação em uma unidade de Educação Infantil da cidade do Natal, buscando compreender a gestão democrática nesta escola. Desse modo, propomos a seguinte questão: Qual a contribuição do Conselho Escolar para a consolidação da gestão democrática na instituição? Para a efetivação da gestão democrática é preciso que os mecanismos realmente possibilitem este processo. E o Conselho Escolar tem sido um princípio que promove participação de todos os segmentos escolares e comunidade local. Permite ouvir os segmentos por meio de representantes ou em forma de assembleia geral nos processos decisórias da instituição. Tendo como base o referencial teórico abordando sobre gestão, modelos de gestão, gestão democrática, Conselho Escolar e participação, realizou-se a pesquisa qualitativa com 4 conselheiros, representantes de segmentos do Conselho Escolar e uma funcionária do apoio da escola campo da pesquisa, tendo em vista o olhar desses atores sobre o que pensam sobre a participação. Portanto, uma gestão democrática é movida pela participação ativa e comprometida de todos os que compõem a comunidade escolar, promovendo cidadania e objetivando um bem comum, educação de qualidade.
Abstract: This monograph is the outcome of a bibliographical, documentary and field research on democratic management and the School Council as a participation tool. The aim of the search is showing the elements to reflection about how the School Council works, it focuses the participation in a Preschool unit from Natal City (RN) and it seeks to understand the democratic management in this school. Thus, it proposes the following question: What is the School Council’s contribution to the consolidation of democratic management in the institution? For the implementation of democratic management it is necessary that some mechanisms actually enable this process. The School Council has been a principle that promotes the participation of all school segments and neighborhood, it allows listening to the segments for a decision-making through the representatives or in a general assembly shape. The search was based in the theoretical reference about management, management models, democratic management, School Council and participation, then it was made a qualitative research with four counselors, representatives of segments of the School Council, and an employee of that researched school, in focus their thoughts about the participation of themselves. Wherefore, everyone that make up the school community committed and actively move the democratic management, they promote citizenship and the welfare, with quality education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42218
Outros identificadores: 2012957420
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão democrática e o conselho escolar_Monografia_2016.pdf923,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons