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Title: As concepções de educação para o trabalho na revista IDORT (1950-1956)
Authors: Lima, Joyce Brenna da Silva
Advisor: Medeiros Neta, Olívia Morais de
Keywords: Revista do IDORT.;Magazine of IDORT.;Trabalho e Educação.;Work and education.;Educação Profissional.;Professional education.;Formação Profissional.;Professional qualification.
Issue Date: 2-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Joyce Brenna da Silva. As concepções de educação para o trabalho na revista IDORT (1950-1956). 2020. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Este trabalho situa no campo da história da educação profissional e tem como objetivo compreender e analisar as concepções de Educação para o trabalho que norteavam as práticas na organização do Ensino Industrial do IDORT, a partir do exame de sua revista, no período de 1950 a 1956. Para realização desta pesquisa, tomamos como fontes a revista IDORT publicadas de 1950 a 1956, operacionalizadas através da análise documental e do entendimento da imprensa como fonte. Com relação à Instituição, compreendemos o IDORT a partir das análises de Justino Magalhães sobre instituição e de educação profissional e trabalho-educação para Maria Ciavatta (2019) e Dermeval Saviani (2007). Pensado e criado no início da década de 1930, o Instituto tinha como intencionalidade a organização de um sistema educacional que formasse a classe trabalhadora em uma perspectiva tecnicista, fundamentada no pensamento taylorista. Seu principal objetivo era promover o progresso e o desenvolvimento industrial do Brasil. Já a sua revista foi criada para circular as informações pertinentes ao IDORT, as quais refletem o momento histórico e político da época, assim como respaldam as concepções educacionais alinhadas ao modelo econômico vigente. De tal forma, podemos perceber a atuação de um grupo de intelectuais filiados ao IDORT, pensando a educação para o trabalho em seu espaço-tempo e divulgando essas ideias em um periódico, com vistas à aplicação de um modelo educacional específico no corpo social.
Abstract: This work is in the field of the history of professional education and aims to understand and analyze the conceptions of Education for Work that guided the practices in the organization of Industrial Education of IDORT, from the examination of its magazine, in the period from 1950 to 1956. In order to carry out this research, we have taken the IDORT magazine published from 1950 to 1956 as sources, operated through documentary analysis and the understanding of the press as a source. With regard to the Institution, we understand IDORT from the analyses of Justino Magalhães on Institution and Professional Education and Work-Education for Maria Ciavatta (2019) and Dermeval Saviani (2007). Thought and created at the beginning of the 1930s, the Institute had as its intention the organization of an educational system that would form the working class in a technical it perspective, based on Taylorist thought. Its main objective was to promote the progress and industrial development of Brazil. Its journal was created to circulate information pertinent to IDORT, which reflects the historical and political moment of the time, as well as the educational conceptions aligned to the current economic model. In this way, we can perceive the performance of a group of intellectuals affiliated to IDORT, thinking about education for work in their space-time and disseminating these ideas in a journal, with a view to applying a specific educational model in the social body.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42413
Other Identifiers: 2016050526
Appears in Collections:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

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