Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42422
Título: | Matemática e Literatura Infantil: entrelaçamentos possíveis |
Autor(es): | Costa, Milena Oliveira da |
Orientador: | Borowsky, Halana Garcez |
Palavras-chave: | Educação Matemática.;Literatura Infantil.;PNLD Literário. |
Data do documento: | 9-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | COSTA, Milena Oliveira da. Matemática e Literatura Infantil: entrelaçamentos possíveis. 2020. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
Resumo: | A literatura infantil exerce um importante papel no processo de ensino-aprendizagem e, contribui para o desenvolvimento intelectual, cognitivo, social e cultural do indivíduo. Partindo desse pressuposto o presente estudo tem por objetivo analisar a articulação entre literatura infantil e a educação matemática no acervo de obras do PNLD Literário-2018, apresentando uma proposta de ensino interdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida baseando-se em concepções de teóricos como: Fiorentini (1995), Smole (2007), Amarilha (2000), Passos (2002) dentre outros autores renomados da área da educação. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, o encaminhamento da pesquisa se deu pela exploração e investigação criteriosa de seis livros literários voltados para o ciclo de alfabetização. A partir da análise dos dados constatamos as potencialidades da literatura infantil para uma aprendizagem significativa nos variados campos do conhecimento como também as suas contribuições na educação matemática no que consiste o desenvolvimento de habilidades da área como: classificar, ordenar, levantar hipóteses, interpretar e formular problemas através das histórias infantis. |
Abstract: | Children's literature plays an important role in the teaching-learning process and contributes to the individual's intellectual, cognitive, social and cultural development. Based on this assumption, the present study aims to analyze the articulation between children's literature and mathematical education in the collection of PNLD Literary-2018 works, mod an interdisciplinary teaching proposal. The research was developed based on theoretical conceptions such as: Fiorentini (1995), Smole (2007), Amarilha (2000), Passos (2002) among other renowned authors in the field of education. The methodological approach is of a qualitative nature, the research was conducted through investigation and careful investigation of six literary books aimed at the literacy cycle. From the analysis of the data, we can see how the potential of children's literature for learning to decrease in the various fields of knowledge, as well as their contributions in mathematical education, which consists in the development of skills in the area such as: classifying, ordering, raising hypotheses, interpreting and formulating problems through children's stories. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42422 |
Outros identificadores: | 20150147865 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MatemáticaLiteraturaInfantil_Costa_2020.pdf | 710,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons