Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42427
Título: A trajetória político-pedagógica do cursinho popular dos estudantes da UFRN
Autor(es): Maranhão, Josimar Hudson de Lima
Orientador: Sampaio, Marisa Narcizo
Palavras-chave: Cursinhos Populares.;Movimentos Sociais.;Educação Popular.
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARANHÃO, Josimar Hudson de Lima. A trajetória político-pedagógica do cursinho popular do dos estudantes da UFRN. 2020. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Este trabalho consiste em um levantamento bibliográfico e documental da história do Projeto Cursinho Popular do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Cursinho do DCE-UFRN) que há mais de vinte anos vem atuando em Natal/RN e vem recebendo alunos/as da chamada Grande Natal – RN. A trajetória histórica do Projeto foi o objeto estudado para alcançar o objetivo de reconhecer suas raízes ideológico/educacionais, apresentar ações de outros cursinhos que juntamente com ele emergiram na década de 90 e discutir tais relações com a realidade política-educacional da atualidade. Com base nos estudos de Vanilda Pereira Paiva (1987), Maria da Glória Gohn (2017), Antônio Cabral Neto e Jorge Rodriguez (2007), Groppo, Oliveira; Oliveira (2019), em documentos de co-autoria do professor Dr. João Maria Valença de Andrade (et.al 2005; 2007) e alguns outros autores foi apresentado um recorte histórico contextualizado com as lutas, conquistas e movimentos em prol da Educação Popular dos anos de 1950 a 1990. A discussão feita expôs a relevância do Projeto para a comunidade acadêmica e potiguar, principalmente para a camada mais carente que ele alcançou como movimento social popular, junto a alguns outros cursinhos populares que também realizam tal labor educacional pelo Brasil a favor da democratização ao acesso as universidades.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42427
Outros identificadores: 2013033432
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrajetóriaPolítico-pedagógicaCursinho_Maranhão_2020.pdfA trajetória político-pedagógica do cursinho popular dos estudantes da UFRN.895,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons