Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42453
Título: A educação a distância como estratégia de formação de professores da educação básica na UFRN.
Autor(es): Araújo, Naelly Carla Medeiros
Orientador: Cabral Neto, Antônio
Palavras-chave: Educação a distância;Formação de professores;Ensino superior
Data do documento: 17-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Naelly Carla Medeiros. A educação a distância como estratégia de formação de professores da educação básica na UFRN. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O presente artigo objetiva analisar como a EAD vem contribuindo para a expansão de cursos voltados para a formação de professores da educação básica na UFRN. O texto reporta inicialmente a origem e evolução da educação a distância, trazendo posições de autores sobre a concepção e características dessa modalidade; logo após, destaca a legislação sobre a EAD; a formação de professores por meio da modalidade de educação a distância e, finalmente, discute a expansão da EAD na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O artigo foi elaborado tomando por base a bibliografia que aborda o tema da educação a distância, os documentos oficiais, normas e dados disponíveis no Sistema integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas/SIGAA. Dentre as principais conclusões destacam-se: a expansão da EAD, na UFRN, vem se verificando pela indução de programas financiados pelo MEC; o número de alunos ingressantes aumenta consideravelmente nos anos em que são ofertados os cursos de licenciatura; verifica-se um alto índice de cancelamento de matrículas, embora ele venha sendo reduzido nos últimos anos; o número de concluintes é também baixo, entretanto observa-se uma tendência de melhoria de conclusão nos últimos anos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42453
Outros identificadores: 2012958347
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a educação a distância como estratégia_monografia_2015.pdf591,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.