Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42532
Título: A formação no contexto da educação de jovens e adultos: o que dizem os educadores do programa novas turmas de EJA - Resolução 48/2012 em Natal/RN ?
Autor(es): Oliveira, Yuriane Kaline Freitas de
Orientador: Azevedo, Alessandro Augusto de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Formação de Professores;Programa Novas Turmas de EJA
Data do documento: 11-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Yuriane Kaline Freitas de. A formação no contexto da educação de jovens e adultos: o que dizem os educadores do programa novas turmas de EJA - Resolução 48/2012 em Natal/RN?. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Esta monografia apresenta uma breve descrição sobre a formação dos educadores no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência a percepção dos mesmos e seus respectivos relatos de sua atuação no Programa Novas Turmas de EJA (PNT EJA), implementado pela Subcoordenadoria da Educação de Jovens e Adultos SUEJA, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, com financiamento oriundo da Resolução 48/2012 – FNDE/MEC. Estudos revelam que a formação específica em EJA geralmente não faz parte do Processo de Ensino e aprendizagem quando os educadores estão imersos na graduação e de que consequentemente não há uma formação específica para os docentes desta modalidade. O objeto desta pesquisa é a investigação junto aos educadores, de quais foram os aspectos mais relevantes do programa e sua relação com as aprendizagens adquiridas por esses educadores considerando as especificidades do mesmo. Os sujeitos atuantes nessa experiência foram inseridos no campo de espaço tempo ideal para que fosse construída esses conhecimentos sobre os principais aspectos que envolvem a formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados não tinham formação anterior específica em EJA antes de atuarem no programa e que a partir dessa imersão sentiram-se motivados a buscarem investir mais em suas formações continuadas na referida modalidade de ensino. Portanto, a proposta de pesquisa qualitativa, visa trazer uma análise descritiva dos fatos ocorridos por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas para melhor se compreender quais foram as principais contribuições desse programa na formação pessoal e profissional desses educadores. Essa explanação tem como principais objetivos: a reflexão dos educadores acerca de sua formação inicial no contexto da EJA; a percepção desses sobre os sujeitos de sua prática; a compreensão dos aspectos vivenciados por esses que no contexto dessa experiência que, em sues respectivos relatos, tiveram algum efeito ou operaram mudanças em suas formações e em suas percepções quanto à EJA. Para nortear a nossa investigação, utilizamos referenciais teóricos como: ARROYO (2006); DI PIERRO (2005); FREIRE (1996); HADDAD; DI PIERRO (2000); MOURA (2009); OLIVEIRA (2001); PINTO (1982) dentre outros. A investigação visa compreender melhor questões relativas aos principais aspectos do PNT EJA e seus laços com a experiência formativa dos educadores que atuaram nesse programa.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42532
Outros identificadores: 2011000924
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormaçãoContextoEJA_Monografia_2017.pdf968,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.