Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561
Título: | Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores |
Autor(es): | Barbosa, Ana Maria Dantas |
Orientador: | Vieira, Giane Bezerra |
Palavras-chave: | Aprendizagem;Educação de Jovens e Adultos;Concepção de professores |
Data do documento: | 3-Jul-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | BARBOSA, Ana Maria Dantas: Aprendizagem de Jovens e Adultos: Concepções de professores. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
Resumo: | O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com o objetivo de promover uma reflexão acerca das necessidades e dificuldades que permeiam o processo de ensino e suas implicações na aprendizagem do universo de jovens e adultos. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas de Arroyo (2006), Solé (2006), Kuark (2010), Freire (1979, 1989 e 1996), Ferreira (2007), Oliveira (1999), Marchand (2005), Piconez (2003), Ries (2006), assim, buscamos, por meio de uma pesquisa exploratória, investigar quais as concepções que os professores da EJA possuem sobre a aprendizagem dos seus alunos. Nesse sentido, optamos como instrumento de pesquisa a utilização de questionário e entrevistas com dois professores que lecionam na EJA, em uma Escola Municipal localizada Zona Oeste de Natal/RN. Os dados construídos na pesquisa revelam que os professores concebem a aprendizagem dos alunos de maneira predominantemente positiva. A valorização dos conhecimentos prévios dos alunos é um fator de motivação para esses estudantes que trazem consigo a sede de aprender, seja para uma ascensão profissional ou realização pessoal. O envolvimento e a dedicação desses professores, que acreditam no potencial dos alunos da EJA, demostram que o aprendizado acontece mesmo quando eles não conseguem aprender os conteúdos escolares. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561 |
Outros identificadores: | 2013090054 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemJovensAdultos_Monografia_2018.pdf | Artigo | 432,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons