Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42617
Título: Avaliação regulatória: o Ideb e a qualidade educacional
Autor(es): Gomes, Erika Talita da Silva
Orientador: Garcia, Luciane Terra do Santos
Palavras-chave: Avaliação regulatória;Ideb;Qualidade
Data do documento: 17-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GOMES, Erika Talita da Silva. Avaliação regulatória: o Ideb e a qualidade educacional. 2019. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A utilização de indicadores sociais tem ganhado centralidade na aferição da qualidade dos serviços sociais. No que se refere à educação brasileira, também crescido a utilização de indicadores, atrelados a resultados de avaliações em larga escala, na análise da qualidade dos serviços prestados à população. Dessa forma, o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), implementado em 2007, tem sido utilizado para aferir e monitorar a qualidade da educação pública, influenciando o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa, portanto, objetivou descrever e interpretar a concepção de qualidade que está sendo difundida, sobre o Ideb, a partir das produções científicas publicadas em periódicos nacionais, no período de 2009 a 2015, nas plataformas digitais sciELO e Capes. Trata-se, por conseguinte, de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, que utiliza como procedimentos as análises bibliográfica e documental. A maior parte dos artigos analisados discute os múltiplos fatores que compõem a qualidade educacional e influenciam, sobremaneira, no desempenho escolar. Uma vez que o Ideb somente considera dados de desempenho e rendimento escolar torna-se incapaz de abarcar a complexidade do fenômeno que se propõe a retratar. Esse índice, no entanto, traduz e difunde um parâmetro de qualidade economicista, que não valoriza a diversidade, a capacidade de reflexão e de crítica, mas controla resultados e responsabiliza profissionais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42617
Outros identificadores: 20150108910
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoRegulatoria_Gomes_2019.pdf519,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.