Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42638
Título: O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
Autor(es): Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima
Orientador: Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
Palavras-chave: Materiais manipuláveis;Lúdico;Matemática;Contribuições;Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 13-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GOMES, Cássia Priscila Vicente de Lima. O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na construção de significados e conceitos matemáticos. Nessa proposta, o professor deverá atuar como um mediador na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação prática e reflexiva sobre o material manipulável durante a atividade experimental. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, Como referencial teórico, recorre-se as ideias de Piaget (2006), Lorenzato (2010), Muniz (2010), Van de Walle (2009), Rizzo (1996) entre outros. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho descritivo, conduziu à reflexão quanto ao uso do material didático manipulável sobre o olhar da ludicidade nas aulas de matemática nos anos iniciais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42638
Outros identificadores: 2010031652
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O lúdico e o material manipulável_reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais_Monografia_2016.pdf639,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.