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Título: Estudo comparativo sobre o rigor e falsos positivos das principais metodologias para a obtenção do grau de estanqueidade de tanques de postos de combustíveis
Título(s) alternativo(s): COMPARATIVE STUDY ABOUT THE RIGOR AND FALSE POSITIVES OF THE MAIN METHODS USED TO OBTAIN THE DEGREE OF TIGHTNESS FROM GAS STATIONS’ TANKS
Autor(es): Da Cruz Nunes, João Arthur
Orientador: De Lima, Carlos Magno
Palavras-chave: Estanqueidade em tanques;Tank Tightness;SASC;UST;Vazamento de combustível;Fuel Leak;Pressão;Pressure;Evaporação;Evaporation
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NUNES, Joao Arthur da Cruz. COMPARATIVE STUDY ABOUT THE RIGOR AND FALSE POSITIVES OF THE MAIN METHODS USED TO OBTAIN THE DEGREE OF TIGHTNESS FROM GAS STATIONS’ TANKS. 2019. 10 p. Artigo Científico (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: : Devido ao grande risco de contaminação por vazamentos nos SASCs (Sistemas de Armazenamento Subterrâneos de Combustíveis) dos postos revendedores de combustíveis no mundo inteiro, a implantação de monitoramentos efetivos nesses ambientes se faz extremamente necessária. Dentre os monitoramentos de tanques, o teste de estanqueidade se configura como um dos mais efetivos na identificação de vazamentos, sendo possível serem feitos testes da parte molhada (i.e. parte preenchida com combustível) e da parte seca. Esse estudo visa desvendar alguns falsos positivos nos testes e comparar o rigor e efetividade dos parâmetros utilizados por ambas metodologias de teste. A motivação para o trabalho surgiu pela necessidade de se fornecer suporte científico conjugado com dados experimentais agregando teoria, alguns ensaios laboratoriais e atividades práticas reais de campo nos postos de gasolina para melhor comparar o rigor das metodologias para detecção de vazamentos regulamentadas no Brasil pela norma ABNT 13784 vigente. Entretanto, o estudo tem um alcance maior, uma vez que há vários outros países que também seguem as principais regras utilizadas nos EUA com adequações locais. Assim, foram feitas comparações em campo onde, inicialmente, aplicava-se testes da parte molhada de um tanque e, em seguida, utilizava-se esse mesmo tanque para esvaziá-lo e já submetê-lo a um teste com metodologia para detectar vazamento em sua parte seca. A pesquisa permitiu identificar uma melhor performance em termos rigor da metodologia para testes da parte seca dos tanques e confirmou a suspeita inicial sobre a grande influência da taxa de evaporação do combustível nos testes de tanques parcialmente cheios (i.e. situação híbrida com coexistência de parte seca e molhada). A ilação maior advinda dos resultados obtidos aponta para imediata necessidade de aperfeiçoamentos das metodologias e/ou reformulação dos parâmetros de exigência para ambos os tipos de teste. Finamente, também se conclui que a coexistência de duas metodologias com grau de rigor distintos fragiliza a normatização impedindo, em situações específicas, que se atinja seu objetivo maior que é detectar vazamentos evitando os passivos ambientais.
Abstract: Due to the great risk of contamination by leak in underground fuel storage tanks (UST) of gas stations all over the world, the establishment of effective monitoring methods in this environment is extremely necessary. Among UST monitoring methods the tightness test is one of the most effective ones in identifying leaks, it can be done in two different ways, either a wet or a dry part test. This study aims to unfold false positives and compare the rigor and the effectiveness of the parameters used for the two types of tank tightness test allowed by the current standard. The motivation comes from the necessity of supplying reliable evidence to compare both tests, coming from experimental data (laboratory and on site tests at gas stations) and theoretical concepts. But the study has a grater range, as most countries also use the USA standard as the base for theirs, with minor local adaptations. The on site tests followed this sequence: wet part test is performed, the tank is emptied, dry part test is performed. The study showed greater rigorousness coming from the dry part test and also confirmed the great influence of the fuel’s evaporation rate on the results of the test for semi empty tanks. The results points to the immediate necessity of improvements of the methods and parameters for both types of test. Finally, it is noted that the coexistence of two methods with such a difference in rigor degree weakens the credibility of the standardizing, preventing, in specific situations, that the main goal of leak detection to avoid environmental accidents is achieved
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43018
Outros identificadores: 20170155971
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Mecânica

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