Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43270
Título: Estudo de vigilância em resistência bacteriana com ênfase em bacilos Gram negativos multirresistentes isolados de hospitais de referência no estado do Rio Grande do Norte
Autor(es): Macedo, Camila Avelino de
Palavras-chave: Bactérias Gram negativas;Gram-negative bacteria;Resistência Bacteriana;Bacterial Resistance;ESBL, AmpC, MBL, KPC;Carbapenemase
Data do documento: 8-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MACEDO, Camila Avelino de. Estudo de vigilância em resistência bacteriana com ênfase em bacilos Gram negativos multirresistentes isolados de hospitais de referência no Estado do Rio Grande do Norte. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2016.
Resumo: O grupo de antibióticos beta-lactâmicos (penicilinas, cefalosporinas, carbapenêmicos e monobactâmicos), são os mais utilizados clinicamente, por essa razão, a resistência bacteriana a estes antibióticos representa um problema de saúde pública e compreende uma preocupação mundial recorrente. Nesse contexto, as bactérias Gram negativas desempenham um papel importante, devido à resistência a esses antimicrobianos, através da produção de beta-lactamases. Objetivo: Analisar a frequência fenotípica de bactérias Gram-negativas produtoras das enzimas beta-lactamases de espectro estendido (ESBL), cromossômicas (AmpC), metalo-beta-lactamases (MBL) e Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) oriundas de dois hospitais do estado do Rio Grande do Norte. Metodologia: Durante Maio de 2015 a Julho de 2016, foram isoladas 210 cepas bacterianas pertencentes à família Enterobacteriaceae e aos gêneros Acinetobacter spp. e Pseudomonas spp. Nestas cepas, foi realizado o teste de suscetibilidade aos antimicrobianos através do método de disco difusão, além dos testes fenotípicos compatíveis com as respectivas beta-lactamases. Resultados: Foi observada elevada frequência de carbapenemases (46,9%), seguida por ESBL (34,8%) e AmpC (18,1%). Todas as 70 cepas resistentes aos carbapenêmicos foram submetidas ao teste do EDTA, dessas, 51 (72,8%) foram caracterizadas fenotipicamente como produtoras de metalo-beta-lactamases. Para as enterobactérias, foi realizado também o teste de Hodge modificado, onde 16 (66,6%) apresentaram resultado positivo. Discussão: O elevado índice de ESBL e AmpC conduz à necessidade do uso de carbapenêmicos como opção terapêutica eficaz. Consequentemente, o uso indiscriminado desses fármacos gera uma pressão seletiva que estimula o aparecimento de bactérias produtoras de carbapenemases (KPC e MBL). A consequência dessa elevada resistência aos carbapenêmicos, juntamente com a ausência de novas opções terapêuticas é a limitação do tratamento ao uso de antibióticos mais potentes, como as polimixinas. Conclusão: As metodologias fenotípicas utilizadas nesse estudo podem ser padronizadas e aplicadas na rotina laboratorial de um hospital a fim de se reduzir falhas devido à presença de beta-lactamases não identificadas diminuindo assim a prescrição empírica de antibacterianos e os gastos desnecessário do hospital com tempo de internação e antibioticoterapia.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43270
Outros identificadores: 2012911592
Aparece nas coleções:CB - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoVigilânciaResistência_Macedo_2016.pdfMonografia1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.