Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43954
Título: TB-HIV- Ampliar a realização de testagem anti-HIV na população privada de liberdade do município de João Pessoa/PB.
Autor(es): Vilar, Eveline Maria Leite
Orientador: Motta Neto, Renato
Palavras-chave: Tuberculose. HIV. Indicador.
Data do documento: Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VILAR, Eveline Maria Leite; NETO, Renato Motta (Orient.). TB-HIV- Ampliar a realização de testagem anti-HIV na população privada de liberdade do município de João Pessoa/PB. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis, que acomete principalmente os pulmões, mas que pode acometer qualquer órgão. Apesar de ser uma doença curável, ainda está entre as doenças infecciosas que mais matam no mundo (OMS, 2016). No sistema prisional, a incidência é altíssima, devido às condições das prisões que favorecem a disseminação da doença, o que aumenta também a coinfecção TB-HIV. Conhecer e intervir neste processo faz parte do controle dos dois agravos, evitando, assim, mais mortes. O objetivo deste projeto é aumentar o número de exames de HIV realizados nos casos de tuberculose da população privada de liberdade nos presídios do município de João Pessoa-PB. Será realizada oficina sobre a importância da realização do exame anti-HIV dos casos novos de tuberculose com os profissionais da equipe de saúde dos presídios e será avaliado o impacto no indicador de exames de HIV realizados na população carcerária de João Pessoa-PB. Espera-se, com este projeto, realizar um processo educativo com as equipes de saúde dos presídios sobre a importância da realização do teste anti-HIV nos pacientes com diagnóstico de tuberculose.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43954
Outros identificadores: SIGAA 20162007660
Aparece nas coleções:CCS - Especialização em Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TBHIVAmpliarRealizacaoTestagem_Vilar_2017.pdf224,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.