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Título: "Ser" de afeto ao "Ser" afetado: a psicomotricidade relacional e sua função para o desenvolvimento psicomotor da criança de 3 a 6 anos do orfanato de Natal/RN
Título(s) alternativo(s): "Being" of affection to affectionate "Being": Relational Psychomotricity and its Role for the Development of Children from 3 to 6 years of Natal / RN.
Autor(es): Souza, Jeane Cristina de
Orientador: Dias, Maria Aparecida
Palavras-chave: Criança;Orfanato;Psicomotricidade
Data do documento: 2-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Jeane Cristina de. "Ser" de afeto ao "Ser" afetado: a psicomotricidade relacional e sua função para o desenvolvimento psicomotor da criança de 3 a 6 anos do orfanato de Natal/RN. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Natal, RN, 2018.
Resumo: O objetivo deste projeto é de construir e executar uma proposta de intervenção psicomotora relacional junto aos orfanatos da cidade de Natal/RN que atendam crianças de 3 a 6 anos de idade cronológica registradas no cadastro único para adoção (CNA). Minha experiência familiar com primos adotivos é uma das justificativas para a minha motivação em querer desenvolver um estudo voltado ao conhecimento da realidade da criança do orfanato, porém não sendo a única justificativa, buscar compreender como se organiza o seu desenvolvimento psicomotor, correlacionando suas necessidades reais com intervenções psicomotoras é a maior importância para a continuidade deste projeto, que visa a humanização destas crianças na instituição, valorizando o seu tempo enquanto construção de um ser sujeito único e capaz de seguir progressivamente nas outras etapas de desenvolvimento. Almejo também contribuir para a regulamentação do profissional Psicomotricista tão tardiamente reconhecido no Brasil e quem sabe colaborar com a fixação deste profissionais em vários espaços envolvidos com o desenvolvimento infantil como, escolas, clínicas, hospitais e projetos voltados a políticas públicas. De carácter qualitativo e de abordagem Etnográfica baseada na Pesquisa-ação, almejamos imergir no conhecimento de um grupo social específico, (crianças de 3 a 6 anos do orfanato), buscando investigar, interagir, estudar, propôr e modificar possíveis problemas encontrados transformando o seu meio de vida institucional através da reflexão coletiva sobre a problematização vivenciada. De caracter investigativo no campo prático e não apenas no campo filosófico, sendo ambas metodologias passíveis à flexibilização e adaptação durante a execução do processo, utilizaremos metodologias baseadas em: Liberação dos orgãos competentes; reuniões de planejamento com os envolvidos na diária das crianças, responsáveis institucionais e profissionais voltados ao projeto; execução de 1(uma) sessão semanal de prática Psicomotora Relacional voltada a etapa do desenvolvimento infantil (faixa etária de 3 a 6 anos) com a utilização dos recursos passíveis a cada planejamento realizado: registro de campo através de fotos, vídeos e relatório de imagens das crianças, registro de campo enquanto questionário etno-social dos profissionais da diária, assim como registro de relatórios dos mesmo durante todo o processo de cada sessão diante de uma participação ativa por parte também destes profissionais. Concluo reforçando que é responsabilidade porém de toda a sociedade, Estado e família lidar com esta criança, devemos nos deter não apenas no acolhimento e no processo de adoção como principalmente na construção deste ser, focar na sua vida pré-orfanato, conhecer a sua cultura de movimento, sua ontologia, intervir e investir o seu pleno desenvolvimento psicomotor. Quanto antes este processo de autoconhecimento e auto aceitação for realizado, melhores respostas teremos em todos os âmbitos circundantes à esta criança. Acredito profissionalmente na hipótese que, em esfera social a contribuição que este projeto de intervenção psicomotora relacional pode trazer a esta faixa etária de 3 a 6 anos, está diretamente ligada à diminuição dos índices de adoção tardia e a não devolução destas crianças para o CNA. A partir do momento em que a prevenção relacionada à questões no âmbito da aprendizagem, do comportamento e das aquisições motoras sejam levadas às sessões psicomotoras e vistas pelo olhar diferenciado do Psicomotricista, é possível pensar na hipótese de uma vida acolhedora e um futuro promissor diante de uma convivência humanizada durante todo o período de convivência na instituição.
Abstract: The objective of this project is to build and execute a proposal of relational psychomotor intervention with the orphanages of the city of Natal / RN that attend children from 3 to 6 years of age chronologically registered in the single registration for adoption (CNA). My family experience with adoptive cousins is one of the reason for my motivation to develop a study aimed at understanding the reality of the child in the orphanage, but not being the only reason, to seek to understand how their psychomotor development is organized, correlating their real needs with psychomotor interventions is the most important for the continuity of this project which aims at the humanization of these children in that institution, valuing their time as construction of a single subject and able to progressively follow in the other stages of development. I also aim to contribute to the regulation of the psychologist professional so late recognized in Brazil and perhaps collaborate with the establishment of these professionals in several spaces involved with child development such as schools, clinics, hospitals and projects focused on public policies. With a qualitative and ethnographic approach based on Action Research, we aim to immerse ourselves in the knowledge of a specific social group (children from 3 to 6 years of the orphanage), seeking to investigate, interact, study, propose and modify possible problems found by transforming their institutional life through collective reflection on the problematization experienced. Of investigative nature in the practical field and not only in the philosophical field, both methodologies being able to flexibilize and adaptation during the execution of the process, we will use methodologies based on: Clearance of the competent instituions; planning meetings with those involved in the children's daily, institutional and professionals aimed to the project; execution of one (1) weekly session of Relational Psychomotor practice aimed at the stage of child development (age range of 3 to 6 years) using the resources available for each accomplished planning: field recording through photos, videos and image reports of the children, field record as ethno-social questionnaire of daily professionals as well as record of the report of them during the whole process of each session before an active participation on the part of these professionals. I conclude reinforcing that it is the responsibility of all society, State and family to deal with this child, we must focus not only in the reception and the adoption process but also in the construction of this being, focus on their pre-orphanage life, know its culture of motion, its ontology, intervene and invest its full psychomotor development. The sooner this process of self-knowledge and self-acceptance is accomplished, the better answers we will have in all spheres surrounding this child. I professionally believe in the hypothesis that, in social sphere, the contribution that this project of relational psychomotor intervention can bring to this age group of 3 to 6 years that is directly related to the decrease of the rates of late adoption and the non-return of these children to the CNA. Once the prevention related to learning, behavior and motor acquisition issues is taken to the psychomotor sessions and seen by the psychomotor psychologist's different look, it is possible to think about the hypothesis of a welcoming life and a promising future before a humanized coexistence during the whole period of coexistence in the institution.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44092
Outros identificadores: 20172001320
Aparece nas coleções:CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar

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