Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44099
Título: A psicomotricidade e suas contribuições para as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Fernandes, Antonia Giovanara Linhares
Orientador: Carvalho, Maria Rita Figueiredo Thompson de
Palavras-chave: Educação Física;Psicomotricidade;Desenvolvimento psicomotor;Ensino Fundamental
Data do documento: 14-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERNANDES, Antonia Giovanara Linhares. A psicomotricidade e suas contribuições para as aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Natal, RN, 2018.
Resumo: O presente projeto, de caráter qualitativo e participante, tem como objetivo enfatizar a prática da psicomotricidade nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como propulsora do desenvolvimento integral da criança. Pautamos nossa discussão em autores que tratam da psicomotricidade como indispensável ao desenvolvimento motor, afetivo e psicológico e que propõem o uso de recursos como jogos e atividades lúdicas para a conscientização das crianças sobre seu corpo. Destacamos Le Boulch (1984), Darido (2004), Barreto (2000), entre outros. Em síntese, os autores consultados ressaltam a harmonia entre o movimento e o corpo como de fundamental importância para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança. Nessa perspectiva, a escola, considerada espaço de aprendizagem, precisa investir no brincar como um recurso indispensável ao ensino, devendo as atividades psicomotoras serem conduzidas por um profissional qualificado — o professor de Educação Física. No intuito de observar a contribuição dos recursos lúdicos, nos propomos aprimorar as atividades realizadas no Ensino Fundamental I do Colégio Diocesano Santa Luzia, localizado no Município de Mossoró/RN, uma instituição que preza pelo ensino de qualidade e desenvolvimento humano integral.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44099
Outros identificadores: 20172000850
Aparece nas coleções:CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APsicomotricidadeContribuicoesAulas_Fernandes_2018.pdfTexto Completo196,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons