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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44114
Título: | Revisão de Literatura Sobre TDAH: Análise da produção de conhecimento de 2013 à 2018 |
Autor(es): | Costa, Carla Andresa Pereira da |
Orientador: | Domingos Júnior, Moaldecir Freire |
Palavras-chave: | transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; psicomotricidade; dificuldades de aprendizagem; desenvolvimento motor.;Attention Deficit Hyperactivity Disorder; psychomotricity; learning difficulties; motor development |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | COSTA, Carla Andresa Pereira da. Revisão de literatura sobre TDAH: análise da produção de conhecimento de 2013 à 2018. 2018. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar, Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2018. |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, é um transtorno neurobiológico de causas multifatoriais que surge na infância e acompanha o indivíduo até a fase adulta. O presente trabalho foi realizado através de revisão de literatura com o intuito de esquematizar os estudos sobre o TDAH e os subsídios da psicomotricidade neste campo. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento de estudos bibliográficos de artigos publicados na Revista de Psicopedagogia e Na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales entre os anos de 2013 e 2018. Trata-se de uma pesquisa com relação a produção de conhecimento sobre o transtorno, que ocasiona inquietações em diversos âmbitos no indivíduo com TDAH. Os objetivos a serem atingidos são mapear a produção de conhecimento sobre TDAH entre 2013 e 2018; verificar a mudança na compreensão sobre TDAH; identificar implicações da psicomotricidade na terapia em TDAH através da revisão de literatura. A psicomotricidade é indicada como uma das modalidades para o tratamento do TDAH, atenuando os sintomas e contribuindo dessa forma para o desenvolvimento motor e das questões psicossociais. Contudo, constata-se que são necessárias mais pesquisas que relacionem diretamente a terapia psicomotora como intervenção para minimizar as consequências ocasionadas pelo transtorno. |
Abstract: | Attention Deficit Hyperactivity Disorder, ADHD, is a neurobiological disorder of multifactorial causes that arises in childhood and accompanies the individual until adulthood. The present study was carried out through a literature review with the aim of outlining the studies on ADHD and the psychomotricity subsidies in this field. The methodological procedures were: survey of bibliographic studies of articles published in the Revista de Psicopedagogia and in the Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales between the years of 2013 and 2018. This paper deals with a research regarding the production of knowledge about the disorder, which causes concerns in several settings in the individual with ADHD. The objectives to be achieved are to map the production of knowledge about ADHD between 2013 and 2018; verify the change in the understanding of ADHD; to identify implications of psychomotricity in ADHD therapy through literature review. Psychomotricity is indicated as one of the modalities for the treatment of ADHD, attenuating the symptoms and contributing to motor development and the development of psychosocial issues. However, more research is needed to directly relate psychomotor therapy as an intervention to minimize the consequences of the disorder. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44114 |
Outros identificadores: | 20172000752 |
Aparece nas coleções: | CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar |
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