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Título: Estratégias para utilização da caderneta no atendimento ao adolescente na saúde da família
Autor(es): Lima, Josefa Nayara de
Orientador: Costa, Roberta Kaliny de Souza
Palavras-chave: Atenção primária à saúde.;Saúde do Adolescente.;Avaliação de serviços de saúde.
Data do documento: 19-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Josefa Nayara de. ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DA CADERNETA NO ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE NA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2018. 24 f. Trabalho de conclusão de residência (Residência Multiprofissional em Atenção Básica) - Escola Multicampi de Ciências Médicas.Universidade Federal do Rio grande do Norte, Caicó, 2018.
Resumo: Objetivo: Identificar as dificuldades de utilização da caderneta no atendimento ao adolescente e implementar ações para o seu uso na Estratégia Saúde da Família. Métodos: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com profissionais de uma equipe de saúde da família. Na coleta de dados foi aplicado um questionário, seguido da realização de uma oficina para problematização das informações colhidas e elaboração das estratégias de ação. Decorridos cinco meses de execução da proposta, aplicou-se outro questionário para avaliação. As informações coletadas na oficina e resultantes da aplicação dos questionários foram analisadas através da técnica de análise temática de conteúdo. Resultados: identificou-se a pouca utilização da caderneta pela equipe de saúde. As principais dificuldades de uso estavam relacionadas à falta de capacitação, ao despreparo dos profissionais e à ausência dos adolescentes na unidade de saúde. As estratégias de ação executadas foram: divulgação e distribuição da caderneta nas escolas, durante as atividades do programa saúde na escola; orientação aos pais nas visitas domiciliares; acompanhamento da estatura e índice de massa corporal por idade; elaboração de um instrumento para entrega e uso da caderneta para todos os profissionais. Conclusão: A implementação das ações pactuadas favoreceu o uso efetivo da caderneta pela equipe e adolescentes do serviço, transformando os fatores limitantes da sua utilização numa barreira transponível, que proporcionou reflexões sobre a prática profissional, melhorias no atendimento e o registro dos cuidados à saúde desse público.
Abstract: Objective: To identify the difficulties of using the carnet in the care of adolescents and to implement actions for their use in the Family Health Strategy. Methods: a descriptive, qualitative, research-action study developed with professionals of a family health team. In the data collection, a questionnaire was applied, followed by the accomplishment of a workshop to problematize the information collected and the elaboration of the strategies of action. After five months of implementation of the proposal, another questionnaire was applied for evaluation. The information collected in the workshop and resulting from the application of the questionnaires were analyzed through the thematic content analysis technique. Results: the poor use of the carnet was identified by the health team. The main difficulties of use were related to lack of training, unprepared professionals and absence of adolescents in the health unit. The action strategies implemented were: dissemination and distribution of the passbook in schools, during the activities of the health program in the school; guidance to parents on home visits; monitoring of height and body mass index by age; preparation of an instrument for the delivery and use of the book for all professionals. Conclusion: The implementation of the agreed actions favored the effective use of the carnet by the staff and adolescents of the service, transforming the limiting factors of their use into a transposable barrier, which provided reflections on professional practice, improvements in care and the registry of health care of this public.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44399
Outros identificadores: 20074000395
Aparece nas coleções:EMCM - Residência Multiprofissional em Atenção Básica

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