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Título: Aprendizagem baseada em projetos no Estágio Supervisionado em Biblioteconomia: um modelo para desenvolvimento de competências e gestão do conhecimento
Autor(es): Souza, Leandro do Nascimento de
Orientador: Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
Palavras-chave: Estágio supervisionado;Aprendizagem baseada em projetos;Metodologias ativas;Bibliotecário;Gestão do conhecimento
Data do documento: 22-Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Leandro do Nascimento de. Aprendizagem baseada em projetos no Estágio Supervisionado em Biblioteconomia: um modelo para desenvolvimento de competências e gestão do conhecimento. 2021. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Na sociedade contemporânea o conhecimento construído por indivíduos e organizações é tido como um componente essencial no processo de desenvolvimento social, e a aprendizagem, uma via para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos. Neste contexto o bibliotecário, profissional da informação, tem papel determinante nas organizações, atuando como intermediador entre a necessidade informacional e o usuário. Este profissional também pode eventualmente atuar, como educador, no papel de supervisor de estágio, especificamente, estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia. Na visão de inovação educacional para formação profissional, pode-se apontar as metodologias ativas de aprendizagem como possíveis alternativas para o alcance dos objetivos do estágio supervisionado. Assim, esta pesquisa objetiva a proposição de um modelo para condução das atividades desempenhadas em estágios supervisionados em Biblioteconomia, que viabilize a gestão do conhecimento, alinhado ao monitoramento da aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais no desempenho de atividades do estágio, fundamentado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, esta caracteriza-se quanto a seu objetivo como exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada. Os procedimentos de coleta de dados aplicados incluem a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão sistemática da literatura, a pesquisa documental e a entrevistas feitas aos estudantes de Biblioteconomia que estagiaram na biblioteca do Tribunal da 21ª região (TRT-RN). Este tribunal está localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, sendo a Biblioteca Procurador Miguel Josino Neto e as práticas de estágio supervisionado o foco deste trabalho. A análise de dados, foi realizada utilizando-se o método de análise de conteúdo. Com base nos resultados pôde-se concluir que o estágio supervisionado (obrigatório ou não) é fundamental para a formação mais integral do estudante de Biblioteconomia, envolvendo a consolidação da prática e da teoria. A partir dos relatórios e das entrevistas o processo de construção de conhecimentos fica evidente, o que é reforçado pelo papel do supervisor enquanto um mediador/educador. A dialogicidade durante o estágio, em uma relação mútua de cooperação entre as partes envolvidas potencializa o ensino e aprendizagem. Percebeu-se uma centralidade nas questões comportamentais dos estagiários e menor ênfase nos objetivos da aprendizagem e nas competências enquanto uma dimensão de análise, o que acarreta um problema quanto a claridade dessas questões. É apresentado o Modelo 6F inspirado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos, voltado para o desenvolvimento do estágio a partir da proposição de 6 etapas: criação do projeto de aprendizagem, identificação de competências profissionais; levantamento de fontes de informação; definição do plano de ação; aplicação do plano e avaliação; conclusão do projeto e registro. Os artefatos para subsidiar esse processo são também apresentados: projeto de aprendizagem; lista de competências; portfólio e relatório ampliado. Espera-se que esse modelo possa ser implementado no contexto da Biblioteca do TRT-RN, e também adaptado e utilizado em outros estágios supervisionados do curso de Biblioteconomia, sendo uma ferramenta positiva apoiada na metodologia ativa e na gestão do conhecimento e potencialmente útil a capacitação profissional proporcionada pelo estágio supervisionado, dentro do ciclo de formação do bibliotecário.
Abstract: In contemporary society, knowledge acquired by individuals and organizations and is seen as an essential component in social development, and learning process. It is also considered a path for personal, cultural and economic development of citizens. In this context, librarians, as information professionals, have a decisive role in organization of cultural facilities, acting as a information mediator between collections and the users. This professional may also eventually act, as an educator, in the role of internship supervisor, specifically on behalf of undergraduate students in the Librarianship Science course. In the view of educational innovation for professional training, active learning methodologies can be pointed out as possible alternatives to achieve the objectives of the supervised internship. Thus, this research aims to propose a model for conducting activities performed in supervised internships in Librarianship, which enables knowledge management aligned with the monitoring of learning and the development of professional skills in the performance of internship activities, based on project-based learning. As for the methodological procedures of the research, it is characterized in terms of its objective as exploratory, with a qualitative and quantitative approach, of an applied nature. The data collection procedures applied include bibliographic research, through systematic literature review, documentary research and interviews with Library Science students who interned at the library of the Tribunal Regional do Trabalho da 21ª region. Data analysis was performed using the content analysis method. Based on the results, it was possible to conclude that the supervised internship (mandatory or not) is essential for the most comprehensive training of the Librarianship student, involving the consolidation of practice and theory. From the reports and interviews, the knowledge construction process becomes evident, which is reinforced by the role of the supervisor as a mediator/educator. The dialogicity during the internship, in a mutual cooperative relationship between the parties involved, enhances teaching and learning. It was noticed a centrality in the interns' behavioral issues and less emphasis on the learning objectives and competences as a dimension of analysis, which brings a problem regarding the clarity of these issues. The 6F Model is presented based on the active learning methodology based on projects, aimed at the development of the internship from the proposition of 6 stages: learning project creation, professional competences identification; information sources survey; action plan definition; plan application and evaluation; project conclusion and registration. The artifacts to support this process are also presented: learning project; list of skills; portfolio and expanded reporting. It is hoped that this model can be implemented in the context of the TRT-RN Library, and also adapted and used in other supervised stages of the Librarianship course, being a positive tool supported by active methodology and knowledge management and potentially useful for training provided by the supervised internship, within the librarian training cycle.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44519
Aparece nas coleções:PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação

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