Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44530
Title: Integração das metodologias ativas ao plano de avaliação do curso de preparação de oficiais de esquadrão da força aérea brasileira
Authors: Pitombeira, Aline Peroba
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Metodologias ativas;Instrução militar
Issue Date: 16-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PITOMBEIRA, Aline Peroba. Integração das metodologias ativas ao plano de avaliação do curso de preparação de oficiais de esquadrão da força aérea brasileira. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: A Força Aérea Brasileira (FAB) vem buscando a modernização de seus processos pedagógicos fundamentando suas ações no uso de metodologias ativas de aprendizagem. Contudo, percebemos uma problemática envolvendo a sistemática de avaliação discente, principalmente os instrumentos de avaliação de caráter somativo. A pesquisa teve como objetivo geral propor um modelo de avaliação discente apoiado nas metodologias ativas. Durante o trabalho foi feito um planejamento de estratégias avaliativas; elaborado um novo Plano de Avaliação; e análise da opinião dos discentes e docentes sobre o processo de avaliação aplicado. A pesquisa ocorreu no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), escola operacional da FAB, com alunos e instrutores do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão (CPROE). A metodologia do estudo se caracterizou como uma pesquisa qualitativa com finalidade aplicada. Quanto ao procedimento, este se caracterizou por um estudo de cunho bibliográfico e documental. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram as entrevistas e questionários com o relato da experiência dos discentes e docentes envolvidos na pesquisa. A análise dos dados foi realizada por intermédio de uma análise descritiva simples. O resultado desta investigação, sucedeu na elaboração de um modelo de avaliação e da nova sistemática avaliativa discente para o CPROE. Como produto final tivemos um eBook contemplando estratégias e instrumentos avaliativos integrados às metodologias ativas de aprendizagem. Considerando a avaliação como parte do processo didático pedagógico, acreditamos que os produtos desta pesquisa contribuirão no planejamento da sistemática avaliativa dos cursos da FAB, bem como, poderão ser adaptados para diferentes contextos educacionais.
Abstract: Brazilian Air Force (FAB) has been seeking to modernize its pedagogical processes, basing its actions on the use of active learning methodologies. However, we noticed a problem involving the systematic of student assessment, especially the assessment instruments of a summative character. This research aimed to propose a student evaluation model supported by active methodologies. We define as specific objectives: to plan evaluative strategies in which they are aligned with active learning methodologies; prepare and apply the new Assessment Plan and analyze the opinion of students and teachers on the applied assessment process. The research took place in the Tactical and Specialized Instruction Group (GITE), an operational school of the FAB, with students and instructors from the Squadron Officer Preparation Course (CPROE). The study methodology was characterized by a research with a qualitative approach with applied purpose. As for the procedure, it was characterized by a bibliographical and documentary research. The instruments for data collection were interviews and questionnaires reporting the experience of students and teachers involved in the research. Data analysis was performed through a simple descriptive analysis. The result of this investigation was the development of a new student evaluation system for the CPROE and, as a final product, an eBook contemplating evaluative strategies and instruments integrated with active learning methodologies. Considering the evaluation as part of the pedagogical didactic process, we believe that the products of this research contribute to the planning of the systematic evaluation of FAB courses, as well as being able to be adapted to different educational contexts.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44530
Appears in Collections:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
Integracaometodologiasativas_Pitombeira_2021.pdf11,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.