Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44532
Title: Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
Authors: Santos, Danielle Oliveira dos
Keywords: Metodologias ativas;EaD on-line;Práticas pedagógicas inovadoras
Issue Date: 23-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Danielle Oliveira dos. Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira. 2021. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: O presente trabalho está inserido num contexto de ampliação da modalidade de ensino a distância na sociedade, em particular, no Grupo de Instrução Tática e Especializada da Organização Militar da Força Aérea Brasileira. A partir da vivência da pesquisadora enquanto pedagoga nesta instituição, associada às leituras como aluna do Programa de Mestrado Profissional em Inovações em Tecnologias Educacionais, surgiu a problemática de repensar sua prática profissional a partir de um planejamento pedagógico que considerasse práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas aplicadas a educação a distância on-line. Levantou-se, portanto, a seguinte questão de pesquisa: A lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas na modalidade de Educação a Distância? Visando responder tal questão e contribuir com a superação de uma abordagem pedagógica instrucionista, o objetivo principal foi analisar como a lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticopedagógicas na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa se fundamentou num arcabouço teórico composto por Kenski (2012 e 2013), que apresenta discussões sobre educação e tecnologia; Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) e Filatro (2018) acerca da prática educativa com base em metodologias ativas em diversos contextos; Tori (2017) e Junqueira (2018), que levantam as particularidades do ensino a distância e da produção de conteúdo para esse público. O trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, exploratória quanto a seus objetivos e experimental quanto aos procedimentos técnicos. Foi realizada uma validação por grupos de controle a partir da realização do Curso de Preparação de Tutores. Os dados coletados compreenderam a percepção dos alunos com a aplicação de questionários e, também, da vivência da pesquisadora enquanto tutora do grupo e apontaram uma resposta positiva dos alunos diante da estratégia adotada, inspirada nas metodologias ativas. Como produto, se obteve um e-book que apresenta uma síntese do levantamento bibliográfico e proposta aplicada aos alunos na presente pesquisa de mestrado. O e-book, tão pouco o presemte trabalho, não esgotam o assunto ou mesmo as possibilidades metodológicas, mas servem como norte e como propulsores para uma prática pedagógica mais inovadora na formação de alunos mais ativos no contexto da educação on-line a distância.
Abstract: The present work is inserted in the context of the expansion of distance learning in society, particularly in the Tactical and Specialized Instruction Group of the Military Organization of the Brazilian Air Force. From the experience of the researcher as an educator in this institution, associated with readings as a student in the Professional Master's Program in Innovations in Educational Technology, the problem of rethinking her professional practice from a pedagogical planning that would consider pedagogical practices based on active methodologies applied to online distance education emerged. Therefore, the following research question was raised: Can the logic of the active methodologies contribute to the development of didactic and pedagogical strategies in distance education? In order to answer this question and contribute to overcoming an instructionalist pedagogical approach, the main objective was to analyze how the logic of active methodologies can contribute to the development of didactic and pedagogical strategies in Distance Education. The research was based on a theoretical framework composed of Kenski (2012; 2013), who presents discussions on education and technology; Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) and Filatro (2018) about educational practice based on active methodologies in various contexts; Tori (2017) and Junqueira (2018), who raise the particularities of distance education and content production for this audience. The work was developed from a qualitative research of applied nature, exploratory as to its objectives and experimental as to the technical procedures. A control group validation was carried out after the Tutor Preparation Course. The data collected comprised the perception of the students with the application of questionnaires and, also, the experience of the researcher as group tutor, and indicated a positive response from the students to the strategy adopted, inspired by active methodologies. As a product, we obtained an e-book that presents a synthesis of the bibliographical survey and the proposal applied to the students in this master's research. The e-book, as well as the present work, do not exhaust the subject or even the methodological possibilities, but they serve as a guide and as drivers for a more innovative pedagogical practice in the formation of more active students in the context of distance on-line education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44532
Appears in Collections:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
Estrategiasativaseducacao_Santos_2021.pdf5,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.