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Título: MÉTODO GERIR: Gerenciamento Integrado e Rápido. Modelo de gestão da clínica de alto desempenho
Autor(es): Carmo Filho, Ricardo do
Orientador: Dias, Aline de Pinho
Palavras-chave: Lean seis sigma;Gestão da clínica;Saúde 4.0;Taxa de permanência hospitalar
Data do documento: 24-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CARMO FILHO, Ricardo do. MÉTODO GERIR: Gerenciamento Integrado e Rápido. Modelo de gestão da clínica de alto desempenho. 2021. 25f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A eficiência hospitalar no Brasil esbarra na incipiência do gerenciamento assistencial, no excesso de burocracia, na falta de padronização de processos e na indisponibilidade de práticas que promovam a qualidade de eficiência do cuidado. Há uma oportunidade de criar valor ao cuidado do paciente durante sua internação, gerando impacto em indicadores de desempenho na assistenciais, sobretudo no tempo de internação. Ademais, verifica-se um desnivelamento do conhecimento da equipe assistencial e uma lacuna de ferramentas que promovam uma gestão assistencial padronizada e participativa. Portanto, será exposto um modelo assistencial denominado MÉTODO GERIR (gerenciamento integrado e rápido), que realiza a formatação de processos assistenciais para promover o gerenciamento efetivo da jornada do paciente durante uma internação. O MÉTODO GERIR foi desenhado baseado na metodologia DMADV (Define, Measure, Analyse, Design e Verify) do lean seis sigma. Por fim, o MÉTODO GERIR fomenta o conceito de Saúde 4.0, pois permite conceber mecanismos automatizados de gerenciamento assistencial, gerando otimização de processos de trabalho e prestação de serviços de elevada qualidade. Como resultado da implantação do MÉTODO GERIR, espera-se uma redução dos erros com uma melhoria da qualidade, diminuição dos custos e a alavancagem do desempenho assistencial.
Abstract: Hospital efficiency in Brazil comes up against the incipience of care management, the excess of bureaucracy, the lack of standardization of processes and the unavailability of practices that promote the quality of care efficiency. There is an opportunity to create value for patient care during hospitalization, impacting performance indicators in healthcare, especially during hospitalization. In addition, there is a mismatch in the knowledge of the care team and a gap in tools that promote standardized and participatory care management. Therefore, a care model called the MANAGE METHOD (integrated and rapid management) will be exposed, which performs the formatting of care processes to promote the effective management of the patient's journey during a hospital stay. The GERIR METHOD was designed based on the lean six sigma DMADV (Define, Measure, Analyze, Design and Verify) methodology. Finally, the GERIR METHOD fosters the concept of Health 4.0, as it allows the design of automated care management mechanisms, generating optimization of work processes and the provision of high quality services. As a result of the implementation of the MANAGE METHOD, a reduction in errors is expected with an improvement in quality, a reduction in costs and the leverage of assistance performance.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44571
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