Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44797
Título: Análise do livro "elementos de geometria" de Clairaut como um estudo dirigido
Autor(es): Melo, Ozael Teodosio de
Orientador: Cury, Fernando Guedes
Palavras-chave: História da educação matemática;Ensino de geometria;Alexis Claude Clairaut;Análise de livro didático
Data do documento: 6-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MELO, Ozael Teodosio de. Análise do livro "elementos de geometria" de Clairaut como um estudo dirigido. 2021. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Este trabalho analisou a obra Elementos de Geometria, de Alexis Claude Clairaut (1713-1765), sob a ótica da Hermenêutica de Profundidade (HP) sistematizada por Thompson (2011). Simultaneamente, foi elaborado e aplicado um estudo dirigido (nosso produto educacional) que coloca-se como atividades para um exercício de análise histórica daquela obra que foi aplicado numa turma da disciplina de História da Educação Matemática de um curso de formação inicial de professores. A partir do nosso estudo da obra observamos que a abordagem de Clairaut teve grande impacto para o ensino de matemática na época do lançamento da sua primeira edição: ela apresenta uma “ruptura” e uma inovação metodológica para o ensino de geometria. Desde a seleção dos conteúdos da obra, sua organização e, principalmente, sua concepção de geometria elementar, pautada em necessidades humanas de medição de terrenos, notamos que o autor apresenta uma proposta quase reacionária, a nosso ver, em relação ao modelo de ensino de matemática balisado pelos “Elementos”, de Euclides, algo que também foi experimentado por outros autores do século XIX. Essa mudança de direcionamento para o ensino foi percebida pelos estudantes que participaram da atividade que desenvolvemos e aplicamos, especialmente porque eles puderam comparar a obra a outros livros de geometria de diferentes períodos. Os participantes da aplicação de nossa proposta de produto educacional também consideraram ser possível implementar um ensino de geometria elementar com a valorização de atividades experimentais, naturais e problemáticas, como o proposto por Clairaut, dependendo do nível de ensino em que se aplique.
Abstract: The present investigation analyzed the book "Elements of Geometry", by Alexis Claude Clairaut (1713-1765), from the perspective of Depth Hermeneutics (DP) by Thompson (2011). Simultaneously, we designed and applied a targeted study (our educational product) with activities to an exercise in historical analysis of that book. This product has been tested with students from an undergraduate math teacher course. We conclude that Clairaut's text had a great impact on the teaching of mathematics at the time of its first publication: the book presents a “break” and a methodological innovation for the teaching of geometry from the selection of the work's contents to its organization and, mainly, for its conception of geometry based on human needs of terrain measurement. We note that Clairaut presents an almost reactionary proposal, in our view, in relation to the teaching model of mathematics marked by Euclid's “Elements”, something that was also experienced by other nineteenth-century authors. This change of direction for teaching this content was noticed by the students who participated in the application of the activity we developed, especially because they were able to compare the work to other geometry books from different periods. These students also considered it possible to implement a teaching of elementary geometry with the valorization of experimental, natural and problematic activities, as proposed by Clairaut, depending on the level of education in which it is applied.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44797
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Analiselivroelementos_Melo_2021.pdf973,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.