Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44812
Title: Rachel Carson e a primavera silenciosa: análise histórico-epistemológica para um saber sobre ciências
Authors: Souza, Alana Tamires Fernandes de
Advisor: Martins, André Ferrer Pinto
Keywords: Rachel Carson;Bruno Latour;Saber sobre Ciências;Ensino de Ciências;Primavera silenciosa;Fundamentos da Educação
Issue Date: 31-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Alana Tamires Fernandes de. Rachel Carson e a primavera silenciosa: análise histórico-epistemológica para um saber sobre ciências. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: É possível enxergar nossa sociedade sem a interferência da ciência? É possível separar a ciência da política? Em tempos de pandemia, podemos ver como a ciência é capaz de apresentar soluções para problemas de saúde pública, além disso, perceber como essa atuação se dá de forma bastante imbricada com interesses políticos e econômicos. A área de educação científica tem modificado suas abordagens na tentativa de oferecer um ensino de ciências que supere a mera abordagem de conteúdos, trazendo aspectos contextuais históricos, filosóficos e sociológicos que elucidam outros elementos que compõe o fazer científico. Neste trabalho, nos ancoramos nos estudos que pautam um Saber sobre Ciências ou Natureza da Ciência (NdC) para pensar a utilização de um caso histórico que possibilite uma discussão históricoepistemológica sobre a prática científica. Para isso, recorremos ao episódio vivenciado pela bióloga estadunidense Rachel Carson (1907- 1964), que foi acusada de pseudocientista ao publicar o livro Primavera Silenciosa (1962). Ao denunciar os riscos por trás da utilização indiscriminada de agrotóxicos nos Estados Unidos do pós-guerra, Rachel é alvo de diversas críticas que buscavam deslegitimar a validade de seu trabalho, no entanto, a disseminação da obra se deu de maneira tão expressiva que até hoje Rachel é considerada como mãe do movimento ambiental moderno. Em nossa análise, nos orientamos pela perspectiva sobre as ciências defendida pelo filósofo Bruno Latour, que ao afirmar que jamais fomos modernos, abre margem para que as concepções de progresso e constituição de uma ciência neutra, dissociada da cultura e integralmente objetiva sejam questionados. As ideias de Latour nos ajudam a perceber outros elementos do caso Rachel Carson, ao propor sua Teoria Ator-Rede (TAR) como exercício de olhar para os eventos sociais incorporando atores humanos e não-humanos. Nossa análise é ampliada e corrobora os argumentos defendidos por Latour, quando trazemos, num segundo momento, algumas considerações defendidas pela ecofeminista Carolyn Merchant em diálogo com o Manifesto Ciborgue de Donna Haraway. Merchant apresenta sua concepção de morte da natureza ao esboçar as formas como a Revolução Científica e seus representantes mobilizaram formas distintas de lidar com a natureza, priorizando os ideais mecanicistas. O percurso que trilhamos nesse texto tem a intenção de estabelecer um diálogo analítico entre os autores consultados com a conturbada passagem de Rachel pelo universo das ciências. Compreendemos que esse caso é mobilizador de vários tópicos de discussão que interessam aos defensores de uma educação científica que paute o fazer científico de forma mais complexa e crítica, evidenciando as formas como a ciência se relaciona com aspectos da subjetividade, da política e do feminino.
Abstract: Is it possible to watch our society without the interference of science? Is it possible to split science from politics? In times of pandemics, we can see how science is able to provide solutions to public health policy issues, in addition to realize how this action takes place intertwined with political and economic interests. The science education field has changed its approaches in an attempt to offer a science teaching that surpasses the merely content, bringing historical, philosophical, and sociological contexts that elucidate other elements that comprise the scientific practic. In this work, we focused on studies guiding a Knowledge about Science or Nature of Science (NoS) to think about the use of a historical case which enables a historicalepistemological discussion about scientific practice. For this aim, we resorted to the episode experienced by the American biologist Rachel Carson (1907-1964), who was accused of being a pseudoscientist after publishing her Silent Spring (1962) book. By denouncing the risks behind the unsystematic use of pesticides in the postwar United States, Rachel became a target of several criticisms that sought to delegitimize the validity of her work. However, the diffusion of her work took place in such an expressive way that until nowadays Rachel is considered mother of the modern environmental movement. In our analysis, we are guided by the science perspective defended by the philosopher Bruno Latour, who by stating that we were never modern, leaves room for inquiring about the conceptions of progress and constitution of a neutral, dissociated from culture, and fully objective science. Latour’s ideas help us to perceive other elements of Rachel Carsons’ case by proposing his Actor-Network Theory (ANT) as an exercise of looking at social events incorporating humans and non-human actors. Our analysis is expanded and corroborates the arguments defended by Latour, when we bring, in a second moment, some considerations endorsed by the ecofeminist Carolyn Merchant, dialoguing with Donna Haraway’s Cyborg Manifest. Merchant presents her conception of nature death by outlining how Scientific Revolution and its representatives mobilized different ways of dealing with nature, prioritizing mechanistic ideals. The path followed in this text is intended to establish an analytical dialogue among the consulted authors with Rachel’s troubled passage through the universe of science. We understand that this case mobilizes several discussion topics that are of interest to defenders of a scientific education that guides scientific work in a more complex and critical way, pointing the ways in which science relates to aspects of subjectivity, politics, and feminine.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44812
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
RachelCarsonprimavera_Souza_2021.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.