Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45373
Title: A diversidade do público escolar que visita o Museu Câmara Cascudo
Other Titles: The school audience diversity that visits the Câmara Cascudo Museum
Authors: Silva, Bruno Santana da
Medeiros, Cristiana Moreira Lins de
Keywords: Pesquisa de público;MCC;Perfil de público;Estudante;Escola;Audience research;Audience profile;School;Student
Issue Date: 2021
Publisher: Museologia & Interdisciplinaridade
Citation: SILVA, B.S.; MEDEIROS, C.M.L. A diversidade do público escolar que visita o Museu Câmara Cascudo. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 10, n. 20, p. 191–208, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/32824.
Portuguese Abstract: Museus podem ser ter atuação importante na educação não formal. Eles precisam conhecer seu público escolar para colaborar adequadamente com as instituições de ensino. Este trabalho relata um estudo do público escolar do Museu Câmara Cascudo. Realizou-se uma pesquisa descritiva documental com dados de agendamentos de visitas de instituições de ensino entre abril e dezembro de 2019. Identificou-se um público diverso bem distribuído no tempo, proveniente de várias cidades do estado e de estados vizinhos. Todas as faixas etárias a partir dos 4 anos e todos os níveis de ensino foram significativos. As instituições de ensino públicas foram mais presentes do que as privadas. Houve retorno de 31,5% das instituições de ensino, sem impedimento de distância, natureza da instituição e nível de ensino. Os objetivos de visita foram muito abstratos. O museu precisa avaliar se seus serviços e comunicação estão adequados ao seu público escolar e tomar as providências necessárias.
Abstract: Museums can play an important role in non--formal education. They need to know their school audience to collaborate properly with education institutions. This work reports a study of the school audience at the Câmara Cascudo Museum. A descriptive documen-tary research was carried out with data on the visits scheduling by educational institu-tions between April and December 2019. A diverse public was well distributed over time, coming from several cities in the state and neighboring states. All age groups from 4 years old and all levels of education were sig-nificant. Public educational institutions were more present than private ones. There was a return of 31.5% of educational institutions, without impediment to distance, institution nature and education level. The visit objec-tives were very abstract. The museum needs to assess whether its services and commu-nication are suitable for its school audience and make the necessary arrangements.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45373
ISSN: 2238-5436
Appears in Collections:IMD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiversidadePúblicoEscolar_SILVA_2001 .pdfVersão final formatada895,78 kBAdobe PDFView/Open
Figura 5.png150,44 kBimage/pngView/Open
Figura 6.png148,95 kBimage/pngView/Open
Figura 7.png11,3 kBimage/pngView/Open
Figura 8.png12,71 kBimage/pngView/Open
Figura 9.png8,6 kBimage/pngView/Open
Figura 1.png443,73 kBimage/pngView/Open
Figura 2.png63,44 kBimage/pngView/Open
Figura 3.png10,05 kBimage/pngView/Open
Figura 4.png138,58 kBimage/pngView/Open
Tabela 3.png13,56 kBimage/pngView/Open
Tabela 1.png18,52 kBimage/pngView/Open
Tabela 2.png6,57 kBimage/pngView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons