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Título: Estudo térmico e termocatalítico do óleo de Licuri (Syagrus coronata) utilizando AlSBA-15 para a obtenção de bioenergia
Autor(es): Souza, Thaísa Trindade de
Orientador: Silva, Djalma Ribeiro da
Palavras-chave: Óleo de licuri;Bioquerosene;Pirólise termocatalítica;AlSBA-15
Data do documento: 15-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Thaísa Trindade de. Estudo térmico e termocatalítico do óleo de Licuri (Syagrus coronata) utilizando AlSBA-15 para a obtenção de bioenergia. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Com uma demanda cada vez maior de combustíveis líquidos, é importante a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas que sejam amigáveis ao meio ambiente. A indústria de aviação demanda um tipo de combustível que requer propriedades específicas, em que as alternativas, como o bioquerosene de aviação, devem ser compatíveis com os motores já existentes, combustíveis drop in. O bioquerosene pode ser obtido de várias maneiras, entre elas através da conversão térmica e da conversão termocatalítica. Portanto, o trabalho tem como objetivo realizar a conversão catalítica do óleo de Licuri na presença de um catalisador mesoporoso para obtenção de bioquerosene de aviação. Diante disto, foi estudado a síntese e a caracterização do AlSBA-15, bem como a impregnação do catalisador com níquel (Ni) em porcentagens de 1%, 5% e 10% em massa. Os catalisadores foram caracterizados por análise térmica TG/DTG, difração de raio X (DRX), Espectroscopia de Absorção de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), adsorção e dessorção de Nitrogênio (BET) e microscopia eletrônica de varredura (MEV/EDS). Os catalisadores apresentaram reflexões de DRX condizentes com a estrutura hexagonal P6mm do AlSBA-15, demonstrando que a peneira molecular continuou estruturada mesmo com a impregnação dos metais. Assim como as análises de adsorção e dessorção de Nitrogênio mostraram isotermas tipo IV condizentes com materiais mesoporosos, mostrando também que a impregnação de níquel não deformou a formação dos mesoporos. A análise de FTIR mostrou que a calcinação conseguiu retirar o direcionador e que a impregnação do metal não alterou as ligações características do material mesoporoso. As conversões térmica e termocatalítica do óleo de licuri foram avaliadas através de análise termogravimétrica e através dos dados foi realizado o estudo cinético utilizando o modelo de Ozawa-Flynn-Wall (OFW) e Kissinger-Akahira-Sunose (KAS), em que se observa uma diminuição da energia de ativação significativa com a presença do catalisador com níquel, entre 63 a 80 KJ/mol, em comparação com a conversão térmica do óleo, em média 110 KJ/mol.
Abstract: With an increasing demand for liquid fuels, it is important to research and develop environmentally friendly alternatives. The aviation industry requires a type of fuel that requires specific properties, where alternatives, such as aviation biofuel, must be compatible with existing engines. Biofuel can be synthesized in a number of ways, including thermal conversion and thermo-catalytic conversion. Thus, this paper aims to obtain aviation biofuel from Licuri oil by catalytic conversion in the presence of a mesoporous catalyst. Therefore, the synthesis and characterization of AlSBA-15, as well as impregnation of the catalyst with Nickel (Ni) in percentages of 1%, 5% and 10% by mass were studied. The catalysts were characterized by thermal analysis TG / DTG, X-ray diffraction (XRD), Fourier-Transform Infrared Absorption Spectroscopy (FTIR), Nitrogen Adsorption (BET) and Scanning Electron Microscopy (SEM / EDS). The catalysts showed XRD reflections consistent with the hexagonal P6mm structure of the AlSBA-15, demonstrating that the molecular sieve remained structured even with the impregnation of the metals. As well as the adsorption and desorption analysis of nitrogen showed type IV isotherms consistent with mesoporous materials, also showing the nickel impregnation did not deform the mesoporous formation. The FTIR analysis showed the calcination was able to remove the direct agent and the metal impregnation did not alter the characteristic bonds of the mesoporous material. The thermal and thermo-catalytic conversion of the licuri oil were evaluated by thermogravimetric analysis. The kinetic study was performed using the OFW and KAS model, in which a significant activation energy decrease in the presence of the catalyst with nickel, between 63 and 80 KJ / mol, was observed in comparison with thermal conversion of the oil, in average 110 KJ / mol.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45665
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