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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45924
Título: | A libertação animal e antropomorfismo nas animações do estúdio DreamWorks: uma análise dos filmes A Fuga das Galinhas, Os Sem-Floresta e Spirit |
Título(s) alternativo(s): | Animal liberation and anthropomorphism in the animations of the DreamWorks studio: an analysis of the films Chicken Run, Over the Hedge and Spirit |
Autor(es): | Brito, Gisla Eduarda dos Santos |
Orientador: | Aires, Janaine Sibelle Freires |
Palavras-chave: | Animação;Libertação animal;Antropomorfismo;A Fuga das Galinhas;Os Sem-Floresta;Spirit: O Corcel Indomável;Animation;Animal Liberation;Anthropomorphism;Chicken Run;Over the Hedge;Spirit: Stallion of the Cimarron |
Data do documento: | 2-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | BRITO, Gisla Eduarda dos Santos. A libertação animal e antropomorfismo nas animações do estúdio DreamWorks: uma análise dos filmes A Fuga das Galinhas, Os Sem-Floresta e Spirit. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
Resumo: | Esta monografia consiste na análise de animações que possuem como tema a libertação animal e tem como objetivo principal investigar como essa temática é exposta mais especificamente nos filmes A Fuga das Galinhas, Os Sem-Floresta e Spirit: O Corcel Indomável, produções do estúdio DreamWorks Animation, através de uma revisão bibliográfica e documental. Para isso, reunimos pesquisas que discutem os direitos animais no cinema animado e analisamos criticamente os filmes já mencionados de forma a entender como a antropomorfização influencia na representação dos animais. A pergunta que desejamos responder aqui é: Por que os filmes animados, a partir do século XXI, trazem com frequência o debate acerca dos direitos animais? no sentido de descobrir se isso é resultado de mudanças na sociedade ou na mídia. Baseado nisso, pudemos constatar que a representação animal no cinema de animação tem mais relação com o que compreendemos sobre nós mesmos do que sobre os animais em si, trazendo discussões sociais ao metaforizar e ao antropomorfizar os animais ao invés de se atentarem à controversa relação humano-animal. |
Abstract: | This monograph consists of the analysis of animations that have animal liberation as their theme and its main objective is to investigate how this theme is exposed more specifically in the films Chicken Run, Over the Hedge and Spirit: Stallion of the Cimarron, produced by the DreamWorks Animation studio, through a bibliographic and documental review. For this, we gathered researches that discuss animal rights in animated cinema and critically analyze the aforementioned films in order to understand how anthropomorphization influences the representation of animals. The question we wish to answer here is: Why do animated films, from the XXI century onwards, frequently bring up the debate about animal rights? in the sense of finding out whether this is the result of changes in society or in the media. Based on this, we were able to verify that the animal representation in animation cinema says more about ourselves than about the animals themselves, bringing social discussions by metaphorizing and anthropomorphizing animals instead of paying attention to the controversial human-animal relationship. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45924 |
Aparece nas coleções: | CCHLA - TCC - Comunicação Social - Audiovisual |
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