Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46107
Título: Ferramenta para análise do desempenho acadêmico, utilizando como caso de teste o período sob influência do covid-19
Autor(es): Queiroz, Leonardo Junio Alves de
Orientador: Nunes, Isabel Dillmann
Palavras-chave: Coronavírus;Desempenho acadêmico;Análise de dados;Academic performance;Data analysis
Data do documento: 8-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: QUEIROZ, Leonardo Junio Alves de. Ferramenta para análise do desempenho acadêmico, utilizando como caso de teste o período sob influência do covid-19. 2022. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através dos semestres é uma informação importante para mensurar a qualidade de ensino e o impacto socioeconômico no mesmo, se tornando ainda mais importante em tempos de pandemia. Com o surgimento do vírus Covid-19, uma doença causada pelo agente coronavírus identificado em dezembro de 2019 na China, onde expandiu-se a todos os demais países, se mostrou ainda mais importante uma ferramenta para analisar o desempenho e a influência de fatores externos no regime acadêmico. Diante disso, o objetivo deste trabalho é propor uma ferramenta para estudo da performance dos estudantes, utilizando o Software Anaconda em conjunto com a linguagem de programação Python e conceitos da área de ciência de dados, desde a coleta dos dados até a interpretação e análise dos dados e considerando como caso de teste os períodos de pandemia, verificando assim o sucesso de estudantes em disciplinas acadêmicas entre semestres, considerando os status referente a aprovações, reprovações, trancados e desistências, além de dados socioeconômicos e um mockup. Com isso, mostrar a importância desta ferramenta, podendo contribuir bastante para o ensino na universidade ajudando tanto discentes como docentes, além de analisar o impacto causado pela Covid-19 no ensino.
Abstract: The academic performance of students at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) throughout the semesters is important information to measure the quality of teaching and the socioeconomic impact, becoming even more important in times of pandemic. With the emergence of the Covid-19, a disease caused by the coronavirus agent identified in December 2019 in China, where it expanded to all other countries, proved an even more important tool to analyze performance and influence of factors external in the academic regime. Given this, the objective of this work was to propose a tool for the study of student performance, using the Anaconda Software with Python programming language and concepts in the area of data science, from data collection to interpretation and analysis of the data and considering the pandemic periods as a test case, verifying student success in academic disciplines between semesters, considering the statuses regarding approvals, disapprovals, locked and dropouts, in addition to socioeconomic data and a mockup. With this, show the importance of this tool, being able to contribute a lot to the teaching in the university helping students and professors, in addition to analyzing the impact caused by Covid-19 in education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46107
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FerramentaAnáliseDesempenho_QUEIROZ_2022.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons