Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46163
Title: Análise de confiabilidade da versão brasileira da Vestibular Activities and Participation Measure (VAP): dados preliminares
Authors: Silva, Wisley Hudson Soares
Advisor: Figueiredo, Karyna Myrelly Oliveira Bezerra de
Keywords: Tontura;Equilíbrio postural;Confiabilidade dos dados;Psicometria
Issue Date: 9-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Wisley Hudson Soares. Análise de confiabilidade da versão brasileira da Vestibular Activities and Participation measure (VAP): dados preliminares. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia), Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: Introdução: as duas subescalas Vestibular Activities and Participation measure (VAP) avaliam, cada uma, a dificuldade para realização de seis itens que são difíceis de desempenhar pela tendência a provocar sintomas vestibulares, e itens relacionados à mobilidade, todos provenientes da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em indivíduos com sintomas vestibulares. Objetivo: avaliar a confiabilidade intra- e interavaliador da versão brasileira das subescalas VAP em sujeitos com desordens vestibulares periféricas e centrais. Métodos: os indivíduos incluídos no estudo responderam remotamente no formato de entrevista as duas subescalas em dois momentos com intervalo de 2 a 6 horas. De forma aleatória, os indivíduos foram alocados em dois grupos: confiabilidade intra-avaliador e confiabilidade interavaliador. A Numerical Rating Scale (NRS) relacionada à intensidade dos sintomas vestibulares foi utilizada para identificar se houve estabilidade clínica dos participantes entre os dois momentos. Uma mudança de até 2 pontos na NRS indicou estabilidade clínica. Os valores para NRS nos foram expressos em média e desvio padrão. O Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI), por sua vez, foi utilizado para avaliar a confiabilidade. Resultados: foram avaliados 52 indivíduos, dos quais 27 foram alocados para o grupo de confiabilidade intra-avaliador. Os valores médios para NRS no primeiro e segundo momentos foram, respectivamente, 2,29±2,78 e 2,08±2,67. A pontuação total da subescala 1 apresentou CCI igual a 0,89 (0,76-0,95) para avaliação intra-avaliador e CCI igual a 0,96 (0,90-0,98) para avaliação interavaliador. A subescala 2, por sua vez, demonstrou CCI igual a 0,94 (0,86-0,97) na avaliação com o mesmo examinador e CCI igual a 0,82 (0,59-0,92) na avaliação entre examinadores diferentes. Conclusão: a versão brasileira das subescalas VAP apresentam confiabilidade intra- e interavaliador adequada.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46163
Appears in Collections:CCS - TCC - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnalisedeConfiabilidade_Silva_2022.pdf498.49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons