Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46348
Título: Estágio curricular do Curso de Turismo como iniciação ao mercado de trabalho: concepção e prática
Título(s) alternativo(s): Curricular internship of the Tourism Course as initiation to the job market: concept and practice
Autor(es): Miranda, Rayane do Nascimento
Orientador: Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
Palavras-chave: Estágio curricular;Mercado de trabalho;Turismo;Curricular internship;Job market;Tourism
Data do documento: 15-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MIRANDA, Rayane do Nascimento. Estágio curricular do Curso de Turismo como iniciação ao mercado de trabalho: concepção e prática. 2022. 64f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O estágio curricular é um componente fundamental para formação profissional, nesse caso em especial do Bacharel em Turismo. Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do estágio curricular do curso de Turismo da UFRN para a iniciação ao mercado de trabalho, identificar os principais elementos do estágio curricular, sua relevância teórica, prática, influencias e expectativas para o Ingresso no mercado de trabalho. Para tanto, foi construído um instrumento de coleta de dados para ser aplicado tanto aos alunos que ainda se encontram na graduação, quanto aos egressos, que já tiveram a oportunidade de cursar o estágio. Os dados foram analisados de forma qualitativa, através de um questionário compreendendo um total de 30 estudantes e egressos, cujos períodos de ingresso variaram entre 2009.1 e 2018.2. A partir dos resultados obtidos da pesquisa, reforça-se a importância do acompanhamento e desenvolvimento do estágio. Os resultados obtidos indicam a importância do estágio curricular e a necessidade de um bom acompanhamento para melhor progresso acadêmico, pessoal e profissional dos acadêmicos de turismo da UFRN.
Abstract: The curricular internship is a fundamental component for professional training, in this case in particular for the Bachelor of Tourism. This work aims to analyze the contribution of the curricular internship of the UFRN Tourism course for the initiation to the job market, identify the main elements of the curricular internship, its theoretical and practical relevance, influences and expectations for the entry into the job market. To this end, a data collection instrument was built to be applied both to students who are still in graduation and to graduates, who have already had the opportunity to attend the internship. Data were analyzed qualitatively, through a questionnaire comprising a total of 30 students and graduates, whose admission periods ranged between 2009.1 and 2018.2. Based on the results obtained from the research, the importance of monitoring and developing the internship is reinforced. The results obtained indicate the importance of the curricular internship and the need for a good follow-up for better academic, personal and professional progress of UFRN's tourism academics.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46348
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RAYANENASCIMENTO 22.02.22 Versão final ATT.pdfTCC_RAYANEMIRANDA, TURISMO UFRN, 2022.958,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons