Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46375
Título: Construção de um aplicativo em shiny para visualização de dados da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Rio Grande do Norte
Autor(es): Almeida, Ana Gabriela Costa Sobrinho de
Orientador: Vivacqua, Carla Almeida
Palavras-chave: aplicação web;educação de jovens e adultos;EJA;Shiny;R;R software;software R;estatística;statistics
Data do documento: 15-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ALMEIDA, Ana Gabriela Costa Sobrinho de. Construção de um aplicativo em shiny para visualização de dados da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Rio Grande do Norte. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no Brasil que visa acolher jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada. Esse programa educacional é amparado por lei e destinado a indivíduos que não se beneficiaram de todos os níveis básicos de ensino. O acompanhamento da implementação da EJA é essencial para traçar um panorama da modalidade e servir de subsídio para o desenvolvimento de iniciativas para melhorar e fortalecer o ensino no País. Nesse contexto, o Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do professor e pesquisador Alessandro Augusto de Azevêdo, tem solicitado regularmente o auxílio do Laboratório de Estatística Aplicada (LEA/UFRN) para analisar dados referentes à EJA no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Diante dessa demanda, este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para automatizar a visualização e o acompanhamento de dados sobre a EJA. Emprega-se a linguagem de programação R, juntamente com o pacote Shiny, para produzir gráficos e mapas para dados de matrículas na EJA no RN. A construção e a utilização do aplicativo são apresentadas passo-a-passo através de um tutorial, facilitando a interação do usuário com o aplicativo e possibilitando a atualização ou a incorporação de novos bancos de dados.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality in Brazil that aims to accommodate young people and adults who have not completed their studies at the appropriate age. This educational program is supported by law and is intended for individuals who have not benefited from all basic levels of education. Monitoring the implementation of EJA is essential to outline the modality and serve as a subsidy for the development of initiatives to improve and strengthen education in the country. In this context, the Department of Educational and Curriculum Practices of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), through professor and researcher Alessandro Augusto de Azevêdo, has regularly requested the help of the Laboratory of Applied Statistics (LEA/UFRN) to analyze data related to EJA in the State of Rio Grande do Norte (RN). Faced with this demand, this work aims to develop an application to automate the visualization and monitoring of data about EJA. The R programming language is used, together with the Shiny package, to produce graphs and maps for enrollment data in EJA in RN. The construction and use of the application are presented step-by-step through a tutorial, facilitating user interaction with the application and enabling the update or incorporation of new databases.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46375
Aparece nas coleções:CCET - TCC - Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstruçãoAplicativoemShiny_Almeida_2022.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons