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Título: O Caprípede Castanho do compositor Danilo Guanais: uma perspectiva interpretativa para música armorial
Autor(es): Silva, João Batista da
Orientador: Oliveira, André Luiz Muniz
Palavras-chave: O Caprípede Castanho;Danilo Guanais;Movimento Armorial;Práticas interpretativas
Data do documento: 26-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, João Batista da. O Caprípede Castanho do compositor Danilo Guanais: uma perspectiva interpretativa para música armorial. 2021. 141f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender elementos composicionais e estilísticos da obra O caprípede castanho (2021), do compositor Danilo Guanais (1965), cujas características sugerem o ambiente da Música Armorial. O compositor também utiliza elementos característicos da música do século XX tais como a Politonalidade, o Serialismo, Minimalismo, Polirritmia e Assimetria. Estão presentes na obra aspectos de manifestações da cultura popular nordestina, tais como os Caboclinhos e a Incelença de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, além do Maracatu de Baque Virado, de Pernambuco. A partir da revisão de literatura, entrevistas, observação participante nos ensaios e recitais, com grupo de 13 instrumentistas de sopros e percussão, este trabalho dispõe da descrição e análise da prática interpretativa.
Abstract: The objective of this research is to understand compositional and stylistic elements of the work The Caprípede Castanho (2021), by composer Danilo Guanais (1965), whose characteristics suggest the environment of Armorial Music. The composer also uses characteristic elements of 20th century music such as Polytonality, Serialism, Minimalism, Polyrhythmia and Asymmetry. Aspects of manifestations of Northeastern popular culture are present in the work, such as Caboclinhos and Incelênça de Tibau do Sul, in Rio Grande do Norte, as well as Maracatu de Baque Virado, in Pernambuco. Based on a literature review, interviews, participant observation in rehearsals and recitals, with a group of 13 wind and percussion players, this work provides a description and analysis of the interpretive practice.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46567
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