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Title: Desempenho de graduandos de química da UFRN nas questões do ENADE (2011 a 2017) e sua relação com as habilidades de pensamento
Authors: Souza, Dayana Miranda de
Advisor: Silva, Marcia Gorette Lima da
Keywords: Química geral;ENADE;Habilidades de pensamento
Issue Date: 26-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Dayana Miranda de. Desempenho de graduandos de química da UFRN nas questões do ENADE (2011 a 2017) e sua relação com as habilidades de pensamento. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa emerge da discussão sobre o papel da avaliação em larga escala de estudantes do ensino superior, o ENADE, no sentido de saber quais contribuições os desempenhos podem oferecer para o corpo docente dos cursos avaliados. Particularmente, nosso foco foram os cursos de química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As provas do ENADE abordam tanto conhecimentos gerais como específicos. Entre os conhecimentos gerais de química, optamos em analisar as questões que abordavam conteúdos de química geral, por considerarmos conceitos fundantes da formação, seja para o bacharelado ou para a licenciatura. Esta formação também busca desenvolver diferentes habilidades de pensamento (de baixa e de alta ordem). Assim, nosso objetivo geral é analisar as questões de química geral das provas do ENADE-Química dos anos de 2011, 2014 e 2017, nas quais, para sua resolução, é necessário mobilizar habilidades de pensamento de baixa ordem, primeiramente, tais como decodificar dados e aplicar fórmulas. Para tanto, buscamos identificar as questões de química geral e os índices de acerto; inferir, a partir do desempenho nos descritores (dessas questões), os participantes do ENADE dos cursos de bacharelado e licenciatura em química da UFRN; analisar o desempenho desses cursos para os conhecimentos de química geral. Como resultados, identificamos 7 questões que abordavam conteúdos de química geral para sua resolução. Destas, identificamos 4 questões em que para sua resolução mobilizam-se habilidades de pensamento de nível 1. A partir da análise estatística, identificamos que os graduados possuíram um bom desempenho nas questões de química classificadas no nível 1 (Nível Cognitivo de Dificuldade), enquanto nas questões de química geral, analisadas nesta pesquisa, revelaram ter um desempenho menor. Uma possível inferência deste resultado pode estar relacionada com conhecimentos disciplinares. Com relação à análise das questões, foi possível sinalizar perspectivas para contribuir com o corpo docente da IES.
Abstract: The current research emerge from the debate about large scale evaluation program of college students, the "ENADE", and what its results can show to the faculty of the assessed college courses. The focus of this dissertation was the undergraduate chemistry program at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. The ENAD exam have general and specific knowledge questions. Among the general knowledge questions, we evaluated those questions about general chemistry, because that subject cover concepts that are fundamental in the education either for licentiate or bachelor’s degree students. This formation also seeks to develop different mind skills (of low and high order). Our aim is analyzing the questions about general chemistry in the ENAD-Chemistry exam in 2011, 2014 and 2017, in which low order abilities, like decodify data and apply formulas, are mobilized. For that we identify general chemistry questions and its success rates; infer from the performance in the descriptors (of these questions) of the ENADE participants of the licentiate and bachelor's degree in chemistry at UFRN; analyze the performance of these courses for general chemistry knowledge. As results, we identified 7 questions that covers general chemistry content for its resolution. Of these, we identified 4 questions that mobilized level 1 thinking skills for its resolution. From the statistical analysis, we identified that the undergraduates had a good performance in the chemistry questions classified in level 1 (Cognitive Level of Difficulty) while they had a lower performance in the chemistry questions analyzed in this research. A possible inference of this result may be related to disciplinary knowledge. Regarding the analysis of the questions, it was possible to signal perspectives to contribute to the teaching staff of the IES.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46575
Appears in Collections:PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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