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Title: Desafios e perspectivas na implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no interior do Rio Grande do Norte
Authors: Clemente, Silvia Batista Torres
Advisor: Vilar, Maria José Pereira
Keywords: Rede de cuidado à pessoa com deficiência;Centro Especializado em Reabilitação;Pesquisa-ação;Pessoa com deficiência
Issue Date: 16-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CLEMENTE, Silvia Batista Torres. Desafios e perspectivas na implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no interior do Rio Grande do Norte. 2021. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Introdução: O direito universal à saúde, consolidado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitou a incorporação das necessidades das Pessoas com Deficiência (PcD) às políticas de Saúde. A criação e implementação da Rede de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPCD) reconfigurou o modelo de atenção à saúde destinada às pessoas com deficiência, estabelecendo uma nova lógica na organização dos serviços de saúde ofertados e criando espaços capazes deatender às necessidades dessa população, como os Centros Especializados em Reabilitação (CER). Objetivos: Este trabalho tem como objetivo realizar o diagnósticosituacional do Centro Especializado em Reabilitação do município de Caicó/RN; Discutir as potencialidades e fragilidades encontradas pelos profissionais que compõem a equipe, a partir do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020; descrever o fluxo de referência e contrarreferência entre a RAS e o CER III de Caicó/RN. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa,utilizando a metodologia da pesquisa-ação, por ser uma estratégia de pesquisa ondeo sujeito investiga e intervém na sua própria prática. Foram realizadas duas oficinas diagnósticas com a equipe de profissionais: a primeira teve como base o estudo do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020 e, na segunda, os profissionais apontaram fragilidades e potencialidades do serviço, bem como descreveram o fluxograma do CER III. Resultados: As oficinas possibilitaram maior interesse dos profissionais pelo instrumento normativo, observando-se um aumento das consultas ao Instrutivo de Reabilitação pela equipe de profissionais. Dentre as potencialidades, foi destacado o engajamento dos profissionais desde a implantação do serviço. Como fragilidade, foi apontada a ausência de alguns serviçosde reabilitação, conforme orientação do próprio instrutivo e portaria de habilitação, a deficiência de estrutura física e de materiais, assim como a rotatividade de alguns profissionais, que impedem e dificultam a continuidade do trabalho. A equipe também referiu certa dificuldade em trabalhar o fluxograma vigente e fizeram uma sugestão deadaptação do mesmo. Considerações Finais: As estratégias utilizadas neste estudo fomentaram reflexões a respeito do funcionamento do serviço e quanto à necessidadede se instituir espaços de educação permanente. Um relatório técnico será enviado aos gestores, no sentido de contribuir para o adequado funcionamento do CER III no município de Caicó-RN.
Abstract: Introduction: The Universal Right to Health, consolidated from the Unified Health System (SUS), made it possible to incorporate the needs of Disabled people (PwD) into Health policies. The creation and implementation of the Health Care Network for Disabled people (RCPCD) reconfigured the health care model for disabled people, establishing a new logic in the organization of health services offered and creating spaces capable of meeting the needs of this population, such as the Specialized Rehabilitation Centers (CER). Objectives: This work aims to carry out the situational diagnosis of the Specialized Center in Rehabilitation in the city of Caicó/RN; Discuss the strengths and weaknesses found by the professionals who make up the team, based on the Hearing, Physical, Intellectual and Visual Rehabilitation Instruction - MS/2020; describe the reference and counter-reference flow between RAS and CER III in Caicó/RN. Methodology: This is a qualitative study, using the action research methodology, as it is a research strategy where the subject investigates and intervenes in his own practice. Two diagnostic workshops were held with the team of professionals: the first was based on the study of the Hearing, Physical, Intellectual and Visual Rehabilitation Instruction - MS/2020 and the second, the professionals pointed out weaknesses and strengths of the service, as well as described the flowchart of the REC III. Results: The workshops allowed a greater interest of professionals in the normative instrument, with an increase in consultations to the Rehabilitation Instruction by the team of professionals. Among the potential, the engagement of professionals since the implementation of the service was highlighted. As weaknesses, the absence of some rehabilitation services was pointed out, according to the instruction of the Instruction itself and the habilitation ordinance, the lack of physical structure and materials, as well as the turnover of some professionals that hinder the continuity of work. The team also mentioned some difficulty in working the current flowchart and made a suggestion to adapt it. Final Considerations: The strategies used in this study fostered reflections on the functioning of the service and the need to institute permanent education spaces. A technical report will be sent to managers, in order to contribute to the proper functioning of CER III in the municipality of Caicó-RN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46580
Appears in Collections:PPGETIM - CAICÓ - Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina

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