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Título: Concepção e desenvolvimento de um software educativo para apoio no processo da alfabetização bilíngue pela criança surda
Autor(es): Azevedo, Débora Karoline Silva de
Orientador: Viana, Flávia Roldan
Palavras-chave: Informática educacional;Software educativo;Alfabetização bilíngue;Surdo;Método de avaliação de comunicabilidade
Data do documento: 25-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AZEVEDO, Débora Karoline Silva de. Concepção e desenvolvimento de um software educativo para apoio no processo da alfabetização bilíngue pela criança surda. 2021. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O desenvolvimento de linguagem das crianças é dependente das relações sociais construídas com seus familiares e em contexto escolares formais e não formais. Para que a criança surda, cuja primeira língua a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tenha um pleno desenvolvimento de linguagem, ela precisa estar exposta a uma língua visualmente acessível, a língua de sinais. Para comunicação e aprendizagem do surdo é importante que se faça uso das múltiplas representações em meio visual, além da comunicação em Libras, como uso de imagens e textos em Português escrito. No ambiente escolar e nesta conjuntura que traz o bilinguismo como importante abordagem filosófica para o processo de ensino e aprendizagem de sujeitos surdos, as tecnologias, no âmbito da Informática Educacional, vêm reforçar o grande potencial das ferramentas digitais para possibilitar isso, podendo ser um importante aliado. Pela possibilidade de trazer artefatos multimidiáticos e interativos, pode-se viabilizar várias formas de representação da informação. No entanto, considerando softwares educativos que atendam às necessidades do estudante surdo, no tocante da aquisição da linguagem, ainda existe um número bem reduzido de softwares. Diante das circunstâncias sociais que não favorecem o desenvolvimento de linguagem por crianças surdas e frente ao avanço tecnológico que vivenciamos, definiu-se como objetivo geral, desenvolver um software educativo que auxilie no processo de alfabetização bilíngue pela criança surda. Para atingir tal objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) identificar as características essenciais para desenvolver a estrutura básica de um software educativo para alfabetização de surdos; ii) sistematizar o software educativo Alfalibras, a partir das etapas de concepção, elaboração e finalização; iii) avaliar a utilização do software educativo Alfalibras em sua aplicabilidade e comunicabilidade por usuários surdos. Baseada nas ideias de Wieringa (2009), a condução desta pesquisa deu-se pela abordagem epistemológica-metodológica do Design Science Research (DSR), tendo o ciclo regulador como etapas da pesquisa. Dessa forma, as cinco etapas do ciclo regulador foram: investigação do problema – processo de aquisição de linguagem pela criança surda e como as tecnologias educacionais podem ajudar nesse processo?; projeto de soluções – concepção de um software educativo (Alfalibras) para apoio no processo de alfabetização bilíngue pela criança surda a partir da investigação das recomendações para desenvolver a estrutura básica de um software educativo para alfabetização de surdos; validação do projeto – análise das etapas de concepção e elaboração do software; implementação – desenvolvimento do software; avaliação da implementação – uso do software educativo Alfalibras por usuários surdos e alfabetizadores de surdos, e avaliação utilizando o Método de Avaliação de Comunicabilidade. Os principais resultados nos levam a afirmar que o software pode vir a contribuir com professores para o desenvolvimento da linguagem e alfabetização desse alunado, propiciando situações favoráveis no processo de ensino e aprendizagem bilíngue. Dessa forma, o Alfalibras vem como uma ferramenta enriquecedora para esse aprendizado, trazendo atividades que trazem a Libras e a Língua Portuguesa na modalidade escrita no mesmo patamar, com isso trazendo várias possibilidades em seu uso e ampliando as perspectivas de como trabalhar as atividades.
Abstract: Children's language development depends on the social relationships built with their families and in formal and non-formal school contexts. For the deaf child, whose first language is the Brazilian Sign Language (Libras), to have a full language development, he/she needs to be exposed to a visually accessible language, sign language. For the communication and learning of the deaf, it is important to make use of multiple representations in visual media, in addition to communication in Libras, such as the use of images and texts in written Portuguese. In the school environment and in this conjuncture that brings bilingualism as an important philosophical approach to the teaching and learning process of deaf subjects, technologies, in the context of Educational Informatics, reinforce the great potential of digital tools to make this possible, and can be an important ally. Due to the possibility of bringing multimedia and interactive artifacts, various forms of information representation can be made viable. However, considering educational software that meet the needs of the deaf student, regarding language acquisition, there is still a very small number of software. Given the social circumstances that do not favor the development of language by deaf children and the technological advance that we are experiencing, it was defined as a general objective, to develop an educational software that helps in the process of bilingual literacy for deaf children. To achieve this objective, the following specific objectives were outlined: i) to identify the essential characteristics to develop the basic structure of an educational software for deaf literacy; ii) to systematize the educational software Alfalibras, from the stages of conception, elaboration and finalization; iii) to evaluate the use of the educational software Alfalibras in its applicability and communicability by deaf users. Based on the ideas of Wieringa (2009), this research was conducted through the epistemological-methodological approach of Design Science Research (DSR), having the regulatory cycle as stages of the research. Thus, the five stages of the regulatory cycle were: investigation of the problem – process of language acquisition by the deaf child and how can educational technologies help in this process?; solutions project – design of an educational software (Alfalibras) to support the bilingual literacy process for deaf children based on the investigation of recommendations to develop the basic structure of an educational software for deaf literacy; project validation – analysis of the design and development stages of the software; implementation – software development; evaluation of the – use of the educational software Alfalibras by deaf users and deaf literacy teachers, and evaluation using the Communicability Assessment Method. The main results lead us to affirm that the software can help teachers to develop the language and literacy of these students, providing favorable situations in the bilingual teaching and learning process. In this way, Alfalibras comes as an enriching tool for this learning, bringing activities that bring Libras and the Portuguese language in the written modality at the same level, thus bringing several possibilities in its use and expanding the perspectives of how to work the activities.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46581
Aparece nas coleções:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

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