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Título: Atividade física e saúde na adolescência: protocolo de uma intervenção baseada na escola
Autor(es): Azevedo, Kesley Pablo Morais de
Orientador: Piuvezam, Grasiela
Palavras-chave: Promoção da saúde;Serviços de Saúde Escolar;Adolescente;Atividade física
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AZEVEDO, Kesley Pablo Morais de. Atividade física e saúde na adolescência: protocolo de uma intervenção baseada na escola. 2021. 146f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A literatura indica que os adolescentes apresentam uma maior tendência na adoção de comportamentos de risco à saúde como inatividade física, comportamento sedentário e hábitos alimentares inadequados. Esses fatores apresentam-se como potenciais fatores de risco para as doenças crônicas em todo o mundo. Numa perspectiva voltada para Promoção da Saúde, tendo como referencial a abordagem das Escolas Promotoras de Saúde, as evidências apontam que as intervenções baseadas na escola surgem como estratégia promissora por produzirem efeitos positivos na saúde de crianças e adolescentes. Por isso, objetiva-se na presente tese, apresentar uma intervenção multicomponente baseada na escola voltada para a promoção da atividade física e saúde de adolescentes. Os métodos foram organizados em duas etapas: 1) primeira etapa: métodos e critérios de elegibilidade incorporados no protocolo de Revisão Sistemática (RS) e Metanálise (MA) em sequência os métodos desenvolvidos na RS e MA que abordou os mecanismos relacionados aos efeitos do exercício na cognição (níveis de BDNF) em adolescentes; 2) segunda etapa: a concepção, planejamento e os métodos descritos na intervenção do Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável (AME). A intervenção multicomponente é composta por 4 componentes: (I) Formação de professores e planejamento de atividades relacionadas aos temas (promoção da atividade física, comportamento sedentário e educação alimentar e nutricional); (II) Treinamento e planejamento específico para os professores de educação física; (III) Disponibilização de materiais e estratégias que estimulem a adoção de hábitos saudáveis no ambiente escolar; e (IV) Educação em saúde na escola com palestras e ações dirigidas a alunos, pais e professores. Serão distribuídos folhetos informativos e uso das redes sociais, a fim de disseminar o conhecimento sobre os benefícios da prática regular de atividade física. O Programa AME apresenta-se como uma proposta articulada, integrada, sustentável e de baixo custo com grande potencial para produzir benefícios na saúde e cognição de adolescentes. Por fim, cabe ressaltar que os resultados do estudo fortalecerão a prática baseada em evidências no âmbito de pesquisas voltadas para a promoção da saúde no contexto escolar.
Abstract: The literature indicates that adolescents are more likely to adopt health risk behaviors such as physical inactivity, sedentary behavior and inappropriate eating habits. These factors are presented as potential risk factors for chronic diseases worldwide. From a perspective focused on Health Promotion, having as a reference the Health Promoting Schools approach, evidence indicates that school-based interventions emerge as a promising strategy for producing positive effects on the health of children and adolescents. Therefore, the objective of this thesis is to present a school-based multicomponent intervention aimed at promoting physical activity and health in adolescents. The methods were organized in two stages: 1) first stage: methods and eligibility criteria incorporated in the Systematic Review (SR) and Meta-analysis (MA) protocol following the methods developed in RS and MA that addressed the mechanisms related to the effects of exercise on cognition (BDNF levels) in adolescents; 2) second stage: the conception, planning and methods described in the intervention of the Program Attitude, Movement and Choices for a healthy life (AME). The multicomponent intervention consists of 4 components: (I) Teacher training and planning of activities related to the themes (promotion of physical activity, sedentary behavior and food and nutrition education); (II) Training and specific planning for physical education teachers; (III) Provision of materials and strategies that encourage the adoption of healthy habits in the school environment; and (IV) Health education at school with lectures and actions aimed at students, parents and teachers. Information leaflets and use of social networks will be distributed in order to disseminate knowledge about the benefits of regular physical activity. The AME Program presents itself as an articulated, integrated, sustainable and low-cost proposal with great potential to produce benefits in the health and cognition of adolescents. Finally, it is noteworthy that the results of the study will strengthen evidence-based practice in the context of research aimed at promoting health in the school context.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47027
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