Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47101
Título: Os objetivos de desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino superior: iniciativas e barreiras no processo de implementação
Autor(es): Serafini, Paula Gonçalves
Orientador: Almeida, Mariana Rodrigues de
Palavras-chave: Instituições de Ensino Superior;Objetivos de desenvolvimento sustentável;Agenda 2030;Barreiras;Revisão Sistemática da Literatura
Data do documento: 7-Abr-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SERAFINI, Paula Gonçalves. Os objetivos de desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino superior: iniciativas e barreiras no processo de implementação. 2022. 146f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: As instituições de ensino superior (IES) são designadas como importantes atores no processo de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030. Como agentes do conhecimento, as IES mantêm um papel crítico na colaboração para um mundo socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável. Como objetivo geral, essa dissertação visa compreender como os ODS e a Agenda 2030 estão sendo incorporados nas Instituições de Ensino Superior, analisando nas publicações, pesquisas, iniciativas, barreiras e experiências de universidades que estão se alinhando a essas metas globais. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura analisando 45 artigos com casos empíricos que foram selecionados das bases de dados Scopus e Web of Science e do site da Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. Numa segunda parte dessa pesquisa, foi realizada uma consulta ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, tendo sido identificados 416 trabalhos que citam diretamente os ODS. A partir de uma abordagem bibliométrica, foi possível analisar a evolução temporal das pesquisas, as áreas e instituições que mais se destacam, bem como os ODS que vêm sendo mais abordados nas teses e dissertações brasileiras. Essa pesquisa contou também com um estudo empírico que contou com o envio de formulários para todas as 69 Universidades Federais brasileiras, via Lei de Acesso a Informação, análise de documentos e entrevistas, com isso, foi analisado como essas instituições vêm se comportando mediante essa temática, sendo possível assim, reunir um grande balanço de resultados. A sistematização dos resultados está dividia em três subcapítulos, dentre os achados da pesquisa, destaca-se a evolução temporal de pesquisas, as áreas e instituições que mais se destacam, bem como os ODS que vêm sendo mais abordados nas teses e dissertações, apontando que esse processo precisa ser mais impulsionado pelas instituições, estimulando os estudantes de mestrado e doutorado a refletirem de que maneira as suas pesquisas impactam e influenciam os ODS. Além dessas análises, sistematizou-se um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelas IES que podem ser entendidas como boas práticas para a implementação dos ODS. Também foram discutidas as principais barreiras que afetam esse alinhamento e que podem dificultar a integração das IES com as diretrizes do desenvolvimento sustentável. Esses elementos foram estruturados em diferentes dimensões, compreendendo o impacto em cada nível organizacional presente nas universidades. Os resultados indicam a necessidade de alinhar o planejamento estratégico com todos os níveis hierárquicos de uma instituição para auxiliar a tomada de decisão dos gestores. Todos esses elementos e resultados foram estruturados em diferentes dimensões, fornecendo informações fundamentais sobre como as IES podem implementar os ODS e como os ODS contribuem no desenvolvimento dessas instituições, destacando o papel prioritário que a universidade adquire na concretização desses objetivos globais.
Abstract: Higher education institutions (HEIs) are designated as important actors in the process of achieving the Sustainable Development Goals (SDGs) and the 2030 Agenda. As knowledge agents, HEIs maintain a critical role in collaborating for a socially just, economically viable and environmentally sustainable. As a general objective, this dissertation aims to understand how the SDGs and the 2030 Agenda are being incorporated into Higher Education Institutions, analyzing publications, research, initiatives, barriers and experiences of universities that are aligning with these global goals. Therefore, a systematic literature review was developed, analyzing 45 articles with empirical cases that were selected from the Scopus and Web of Science databases and from the website of the International Conference on Sustainable Development. In a second part of this research, a consultation was carried out in the Capes Theses and Dissertations Catalog, having identified 416 works that directly cite the SDGs. From a bibliometric approach, it was possible to analyze the temporal evolution of research, the areas and institutions that stand out the most, as well as the SDGs that have been most addressed in Brazilian theses and dissertations. This research also included an empirical study that included the submission of forms to all 69 Brazilian Federal Universities, via the Access to Information Law, analysis of documents and interviews, with this, it was analyzed how these institutions have been behaving on this theme, thus making it possible to gather a great balance of results. The systematization of the results is divided into three subchapters, among the research findings, the temporal evolution of research stands out, the areas and institutions that stand out the most, as well as the SDGs that have been most addressed in theses and dissertations, pointing out that this process needs to be further driven by institutions, encouraging master's and doctoral students to reflect on how their research impacts and influences the SDGs. In addition to these analyses, a set of initiatives developed by the HEIs that can be understood as good practices for the implementation of the SDGs were systematized. The main barriers that affect this alignment and that may hinder the integration of HEIs with the guidelines of sustainable development were also discussed. These elements were structured in different dimensions, comprising the impact at each organizational level present in universities. The results indicate the need to align strategic planning with all hierarchical levels of an institution to assist managers in decision making. All these elements and results were structured in different dimensions, providing fundamental information on how HEIs can implement the SDGs and how the SDGs contribute to the development of these institutions, highlighting the priority role that the university acquires in achieving these global goals.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47101
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Objetivosdesenvolvimentosustentavel_Serafini_2022.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.