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Título: Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial
Autor(es): Silva, Leonardo Araújo da
Orientador: Queiroz, Rucker Bezerra de
Palavras-chave: Egildo Vieira;Edição crítica;Movimento Armorial;Pífano;Performance
Data do documento: 30-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Leonardo Araújo da. Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial. 2022. 159f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O trabalho proposto tem como meta apresentar uma edição crítica de partitura das composições armoriais Lamento do São Francisco (2003) e Forró de Salú (2003) para flauta transversal e pífano do compositor Egildo Vieira (1947-2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-explicativa, utilizando-se da revisão bibliográfica e coleta de dados por meio do instrumento entrevista. O estudo foi dividido em três fases: preparação que estabeleceu a investigação para construção da concepção musical; experimentação dos ornamentos e articulações que estabeleceram a sugestão da interpretação e a edição das obras com os aspectos idiomáticos do compositor. A fundamentação teórica está baseada na edição crítica (FIGUEIREDO, 2004); paisagem sonora do nordeste (VENTURA, 2007); pífano como significação social (VELHA, 2009); aspectos técnico-interpretativos (SILVA, 2014); aspectos da música nordestina (QUEIROZ, 2014); poética popular (SANTOS, 2009); regionalismo e a articulação na flauta transversal (BENCK, 2004); estética e a história do Movimento Armorial (AMARAL, 2013); interpretação da Música Armorial (BEZERRA, 2014); interpretação musical de uma forma geral (ABDO, 2005); interpretação e execução (WINTER; SIVEIRA, 2006); gênero baião (TINHORÃO, 2013); padrão rítmico e gênero do forró (SANTOS, 2013); influências árabes no folclore brasileiro (SOLER, 1995); adaptações timbristicas (ALOAN, 2008).
Abstract: The proposed work aims to present a critical edition of the score of the armorial compositions Lamento do São Francisco (2003) and Forró de Salú (2003) for transverse flute and fife by the composer Egildo Vieira (1947-2015). This is a qualitative research, with a descriptiveexplanatory approach, using the literature review and data collection through the interview instrument. The study was divided into three phases: preparation that established the investigation for the construction of the musical conception; experimentation of the ornaments and articulations that established the suggestion of the interpretation and the edition of the works with the idiomatic aspects of the composer. The theoretical foundation is based on the critical edition (FIGUEIREDO, 2004); northeastern soundscape (VENTURA, 2007); fife as a social meaning (VELHA, 2009); technical-interpretative aspects (SILVA, 2014); aspects of northeastern music (QUEIROZ, 2014); popular poetics (SANTOS, 2009); regionalism and the articulation in the transverse flute (BENCK, 2004); aesthetics and the history of the Armorial Movement (AMARAL, 2013); interpretation of Armorial Music (BEZERRA, 2014); musical interpretation in general (ABDO, 2005); interpretation and execution (WINTER; SIVEIRA, 2006); baião genre (TINHORÃO, 2013); rhythmic pattern and forró genre (SANTOS, 2013); Arab influences in Brazilian folklore (SOLER, 1995); timbristic adaptations (ALOAN, 2008).
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47150
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