Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Luiza Falcão Soares
dc.contributor.authorAndrade, Sofia de Andrade e
dc.date.accessioned2017-07-19T14:18:33Z
dc.date.accessioned2022-05-25T12:17:55Z-
dc.date.available2017-07-19T14:18:33Z
dc.date.available2022-05-25T12:17:55Z-
dc.date.issued2017-06-14
dc.identifier2011022547pr_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Sofia de Andrade e. O design de serviços como ferramenta para o estudo de contextoa de ensino e aprendizagem do aluno Surdo: Uma observação do curso de Letras-LIBRAS da UFRN. 2017. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Design) - Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pr_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47362-
dc.description.abstractIn the last 10 years, the inclusion of people with disabilities in the academic environment has increased. However, these people still have many issues during their path in higher education. This work includes a case study of teaching and learning in the context of a Deaf person in LIBRAS Literature course of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), using the Service Design and Human-Centered Design approach to identify and understand the difficulties and potentialities of the Design Thinking tools aimed to Service Design were used in the process, helping in the perception of six problems that disturb the path of the Deaf in higher education, generating two suggestions for resolution: the reorganization of the classroom and the implementation of the PET program.pr_BR
dc.languagept_BRpr_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepr_BR
dc.rightsopenAccesspr_BR
dc.subjectSurdezpr_BR
dc.subjectInclusãopr_BR
dc.subjectEnsino Superiorpr_BR
dc.subjectDesign de Serviçospr_BR
dc.titleO design de serviços como ferramenta para o estudo de contextos de ensino e aprendizagem do aluno Surdo: uma observação do curso de Letras - LIBRAS da UFRNpr_BR
dc.typebachelorThesispr_BR
dc.publisher.countryBrasilpr_BR
dc.publisher.initialsUFRNpr_BR
dc.contributor.referees1Cunha, Luiza Falcão Soares
dc.contributor.referees2Oliveira, Lorena Gomes Torres de
dc.contributor.referees3Machado, Renata Nogueira
dc.description.resumoNos últimos 10 anos, a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente acadêmico tem aumentado. No entanto, essas pessoas ainda têm muitos obstáculos durante sua trajetória no ensino superior. Este trabalho compreende um estudo de caso do contexto de ensino e aprendizagem da pessoa Surda no curso de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), utilizando o Design de Serviços e abordagem de Design Centrado no Humano para identificar e compreender as dificuldades e potencialidades dos alunos em questão. Ferramentas do Design Thinking voltado para o Design de Serviços foram utilizadas no processo, auxiliando na percepção de seis problemas que atrapalham no percurso do Surdo no ensino superior, gerando duas sugestões de resolução: a reorganização da sala de aula e a implantação do programa PET.pr_BR
dc.publisher.departmentDesignpr_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUALpr_BR
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Sofia de Andrade.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.