Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47414
Título: Aramantis, o prólogo: aplicando métodos de design na produção de um mangá autoral
Autor(es): Arquilino, Michael Starllone de Araújo
Orientador: Andruchak, Marcos Alberto
Palavras-chave: Processo criativo;Quadrinhos.;Design.;Mangá.;Fantasia
Data do documento: 1-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARQUILINO, Michael Starllone de Araujo. Aramantis, o prólogo: aplicando métodos de design na produção de um mangá autoral. Orientador: Marcos Alberto Andruchak. 2020. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetivou produzir o prólogo de um mangá autoral do gênero fantasia medieval intitulado “Aramantis”. Alguns dos processos para essa produção foram analisar os principais conceitos de histórias em quadrinhos, fantasia e mangás, bem como estudar as metodologias adequadas e produzir uma história com os elementos desses gêneros. Para tanto, foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, através do estudo do referencial teórico sobre as metodologias de criação de histórias em quadrinhos de modo geral como os conceitos de McCloud (2008) e Eisner (2005), assim como, especificamente para as técnicas e elementos do gênero mangá por Toriyama (1984), além de técnicas metodológicas do nicho do design gráfico. A partir desse estudo foi possível perceber a importância do design como ferramenta de comunicação visual dentro de um meio específico, de modo a unir a liberdade artística com a formalidade dos conceitos bases para criação desse projeto. A abordagem sobre o gênero fantasia permitiu tomar consciência das inúmeras possibilidades criativas que ele viabiliza e que tornaram-se possíveis aplica-las nesta proposta, assim como motiva e desafia a produção de novos capítulos. Por fim, o estudo realizado possibilitou traduzir ideias de um enredo fictício para a plataforma das histórias em quadrinhos, assim como perceber a importâncias dos métodos para todo processo criativo e de produção de uma forma geral. Desse modo pôde auxiliar para que o mangá propiciasse uma leitura mais dinâmica, clara e com presente ergonomia informacional.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47414
Outros identificadores: 2012932322
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AramantisPrologoAplicando_Arquilino_2020.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.