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Title: Design na experiência da vacinação infantil
Authors: Santos, Maíra Caroline Freitas dos
Advisor: Oliveira, Lorena Gomes Torres de
Keywords: Design;Experiência;Infância;Vacinação
Issue Date: 20-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Maíra Caroline Freitas dos. Design na experiência da vacinação infantil. 2018. 86 f. TCC (Bacharelado em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Ao observar as experiências negativas das crianças no ambiente de serviços da saúde, como o choro, o medo, a falta de entendimento da situação, foi notado, a falta de humanização, especialmente para esse público. Assim, surgiu a proposta deste trabalho, utilizar o design como forma de melhorar a experiência da vacinação infantil. O meio escolhido para promover isso foi o brincar e o lúdico. Isso foi considerado a partir dos estudos do contexto do serviço da saúde, principalmente a vacinação infantil, seus principais problemas e como afeta as crianças. Como também o estudo do desenvolvimento infantil e os fatores importantes na infância. Além disso, a investigação das soluções já existentes e como o design pode atuar na área da saúde. A abordagem estudada foi o design emocional, de modo a levar o foco da pesquisa a um patamar humanizador. Assim, considerar a promoção de emoções e experiências positivas: brincar, diversão, alegria, sociabilidade, amizade, entre outras. E o caminho escolhido para chegar a solução foi utilizar os métodos propostos no livro Universal Methods of Design, divididos em Exploratório, Generativo e Avaliativo. Com isso, o resultado final foi um caderno de atividade (Minha saúde, vacinação infantil) e um painel de atividades com brinquedos. A proposta do caderno foi selecionada pela importância de envolver diversão com aprendizado, de forma a manter a criança informada do processo de vacinação, colocando-a no centro do processo e fazendo-a se sentir importante. O painel contém brinquedos de baixo custo e de material reutilizável, assim facilitando o acesso para todos os públicos.
Abstract: Observing the negative experiences of children in the health services environment, such as crying, fear, lack of understanding of the situation, it was noticed, the lack of humanization, especially for this public. Thus, emerged the objective of this work, to use design as a way to improve the experience of childhood vaccination. The means chosen to promote this was the action of playing, having fun and stimulating the ludic. This was considered from the studies of the context of the health service, mainly in the childhood vaccination and its main problems. The study of child development, important factors in childhood and how it affects the children as well. In addition, the investigation of existing solutions and how design can act in the health area. The approach studied was the emotional design, in order to take the research focus to a humanizing level. So, consider promoting positive emotions and experiences as: playing, having fun, joy, sociability, friendship, among others. And the path chosen to reach the solution was to use the methods proposed in the book Universal Methods of Design, divided into Exploratory, Generative and Evaluative. With this, the end result was a workbook (Caderno de atividades: Minha saúde, vacinação infantil) and an activity board with toys. The proposal of the workbook was selected because of the importance of involving fun in synergy with learning and in order to keep the child informed of the vaccination process, placing the children at the center of the process and making them feel important. The board contains low cost toys and reusable material, thus making access to all audiences easier.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47447
Other Identifiers: 2013088510
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Design

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