Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47457
Título: Análise de interfaces de aplicativos destinados ao ensino de kanji
Autor(es): Dantas, Rodrigo Azevedo
Palavras-chave: Interface. Kanji. Usabilidade. Avaliação Cooperativa. Gamificação.;Interface. Kanji. Usability. Cooperative evaluation. Gamification.
Data do documento: 2-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo: Com a crescente popularização da cultura japonesa ao redor do mundo nas últimas décadas, inúmeras pessoas passaram a consumir produtos, serviços, referentes ao universo nipônico, fato que contribuiu para o interesse na aprendizagem da língua japonesa. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar interfaces de aplicativos destinados ao ensino de idiomas estrangeiros, em especial o japonês. Utilizamos como suporte teórico reflexões de diversos autores sobre interfaces, a usabilidade, o método de avaliação, tal como a avaliação cooperativa e também a gamificação. Inicialmente, realizamos uma seleção de três interfaces de aplicativos relacionados ao estudo de idiomas, estes foram comparados e analisados através de uma avaliação comparativa com a intenção de identificar apenas uma interface, a mais adequada à aprendizagem dos ideogramas japoneses, os kanji. Identificou-se que a interface mais conveniente para os estudos de ideogramas entre as escolhidas foi a do aplicativo Obenkyou. Em seguida, realizamos duas sessões de avaliação cooperativa – uma com três participantes e a outra com quatro, totalizando sete participantes – com a finalidade de analisar o aprendizado dos ideogramas japonês por meio da interface do Obenkyou e seus potenciais erros. O aplicativo apresentou alguns pontos negativos detectados pelos participantes da avaliação cooperativa. Avaliaram a interface afim de identificar se ela cumpre com o seu papel no aprendizado dos usuários. Por fim, foram propostas modificações para o melhoramento da interface.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47457
Outros identificadores: 2010022629
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseInterfacesAplicativos_Dantas_2015.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.