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Título: O plano tarantinesco: estratégias estilísticas do cinema independente ao filme de grande orçamento
Autor(es): Costa, Jonathan de Assis Lourenço da
Orientador: Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
Palavras-chave: Estilo fílmico;Hollywood;Tarantino, Quentin, 1963
Data do documento: 19-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COSTA, Jonathan de Assis Lourenço da. O plano tarantinesco: estratégias estilísticas do cinema independente ao filme de grande orçamento. 2022. 102f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de investigar o estilo fílmico do diretor Quentin Tarantino a fim de lhe atribuir um estilo autoral fora dos padrões dominantes. O fizemos primeiramente através de seus filmes de baixo orçamento (Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Jackie Brown), identificando várias das características estilísticas do diretor em como lida com aspectos do tempo e espaço fílmicos. Em seguida partimos para os filmes de grande orçamento feitos em Hollywood (Kill Bill, Era uma vez em Hollywood), para evidenciar como o diretor continua utilizando do seu estilo próprio e não reproduz o estilo dominante de Hollywood. Para isso, partimos da metodologia de pesquisa da Poética do Cinema (BORDWELL, 2008) e articulamos conceitos a respeito da forma e estilo fílmicos (BORDWELL, 2006, 2013; BURCH, 1973; AUMONT, 2003; MERCADO, 2011) para perceber como Tarantino constrói os seus filmes e comparar com os padrões dominantes a respeito do estilo.
Abstract: This research aims to investigate the film style of director Quentin Tarantino in order to assign him an authorial style outside the dominant patterns. We did so primarily through his independent films (Reservoir Dogs, Pulp Fiction, Jackie Brown), identifying several of the director's stylistic characteristics in how he deals with aspects of filmic time and space. Then we go to big budget films made in Hollywood (Kill Bill, Once Upon a Time... in Hollywood), to show how the director continues to use his own style and does not reproduce the dominant style of Hollywood. For this, we started from the research methodology of the Poetics of Cinema (BORDWELL, 2008) and articulated concepts regarding the form and style of film (BORDWELL, 2006, 2013; BURCH, 1973; AUMONT, 2003; MERCADO, 2011) to understand how Tarantino build your films and compare them to the dominant standards regarding style.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47605
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