Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47656
Título: Entre saberes e práticas: a construção da identidade de professor de língua inglesa na formação inicial
Autor(es): Gandour, Deny de Souza
Orientador: Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
Palavras-chave: professores de língua inglesa;formação inicial;identidade profissional;reflexão crítica
Data do documento: 9-Jul-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GANDOUR, Deny de Souza. Entre saberes e práticas: a construção da identidade de professor de língua inglesa na formação inicial. 2013. 137f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa aborda questões relacionadas aos saberes docentes e à construção da identidade profissional no contexto da formação inicial de professores de língua inglesa. Tem como participantes os alunos-professores concluintes do curso de Letras com habilitação em língua inglesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do campus da cidade de Assu. Tomaram-se como referencial teórico os conceitos de Identidades adotados a partir de perspectiva sócio-histórico-cultural, enfatizando o seu caráter instável, multifacetado e volátil, conforme propostos por S. Hall e A. Giddens, além dos estudos sobre Identidade Profissional de C. Dubar. O objetivo geral consiste em analisar o processo de formação de professores de língua inglesa na UERN, buscando explicar as relações entre a construção da identidade profissional e a construção dos saberes e competências necessários à formação do profissional crítico-reflexivo. Dentre os itens que constituem o corpo de saberes e práticas que definem a profissão docente, consideraram-se as propostas de formação do profissional reflexivo, conforme proposto por D. Schön e seguidores, além da perspectiva crítica de reflexão e atuação profissional, a partir dos estudos de P. Freire, H. Giroux, entre outros. Optou-se por uma abordagem qualitativa-interpretativista para a análise de um corpus empírico construído por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em meio virtual online com os participantes. A análise dos dados revelou que as marcas identitárias profissionais, embora possam ter sua origem em vivências anteriores ao processo de formação inicial, elas são predominantemente constituídas e expressas a partir de experiências vividas nos espaços de socialização relativos tanto aos processos construção dos saberes da profissão quanto aos processos de reflexão sobre o ensino. Aponta-se a existência de uma relação tridimensional entre a reflexão sobre o ensino, a construção da identidade profissional e a construção dos saberes docentes, sugerindo-se que essa relação deva ser indissociável, já que esses processos se apoiam e se impulsionam mutuamente na formação inicial dos professores de línguas.
Abstract: Within the field of Applied Linguistics, this study deals with issues related to teachers knowledge and the construction of professional identity in the context of initial teacher education process. The participants of the study belong to a group of student-teachers on the last phase of the English language and literature undergraduate course at the State University in Rio Grande do Norte (UERN). The theoretical concepts adopted in this research are those of identity, in their social, historical and cultural perspectives which emphasize its instable, multifaceted and fluid character and which are primary proposed by S. Hall, A. Giddens as well as the studies on professional identity held by C. Dubar. The general objective is to analyze the English language teacher education process at UERN, seeking to explain the relations between the construction of professional identity and the construction of knowledge and competences necessary to a critical and reflexive teacher education. Among the items that compose the frame of practices and knowledge that outline the educator profession, the study also considered the proposals of the reflexive practitioner by D. Schön and his followers, as well as the critical reflection perspectives stated by P. Freire, H. Giroux, among others. The procedures of investigation followed an approach based on the qualitative paradigm including the analysis of a corpus consisted of empirical data constructed by means of semi-structured interviews conducted in on-line virtual environment. The analysis revealed that the professional identity traits, although they might also come from former experiences, concerning the initial education process, they are mainly built from experiences in socializations spaces concerning both knowledge acquisition processes and reflection on teaching processes. It is pointed out a tridimensional relation evolving reflection on teaching, teacher knowledge acquisition and construction of professional identity process. It is also emphasized that this tridimensional relation must be seen as inseparable items, considering that these processes boost themselves mutually in the teachers’ initial education process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47656
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntreSaberesPraticas_Gandour_2013.pdf736,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.