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Título: O processo cognitivo-discursivo da construção de sentidos metafóricos de medo em O cemitério à luz da linguística cognitiva
Autor(es): Souza, Ewerton William Estevam de
Orientador: Duque, Paulo Henrique
Palavras-chave: Linguística cognitiva de base corporificada;Metáfora;Emoção;Medo;O cemitério - romance
Data do documento: 31-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Ewerton William Estevam de. O processo cognitivo-discursivo da construção de sentidos metafóricos de medo em O cemitério à luz da linguística cognitiva. 2022. 129f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo geral de descrever o processo cognitivo-discursivo da construção metafórica de medo no romance O cemitério (título original: Pet Sematary) de Stephen King. Verificamos como o autor constrói metaforicamente o conceito de medo, por meio da descrição que ele faz dessa emoção e dos efeitos psicológicos nos personagens perante este. Para obter uma visão ampla desse objeto de estudo, tomamos como aportes teóricos centrais os conceitos de metáfora conceptual e de esquema (LAKOFF; JOHNSON, 1980), metáfora situada (VEREZA, 2013b), metonímia (BARCELONA, 2003a, 2003b), frame (DUQUE, 2015, 2017) e frames online/offline (VEREZA, 2013a). Essas categorias fazem parte do arcabouço teórico-metodológico da Linguística Cognitiva de base corporificada, dentro da qual destacamos mais especificamente a Teoria da Mente Corporificada e a Teoria da Metáfora Conceptual, as quais versam, em linhas gerais, sobre o aspecto corporificado da cognição humana e a importância da metáfora para o pensamento. A natureza da pesquisa é interpretativista e, portanto, objetiva compreender como membros de uma comunidade modelam suas realidades particulares, crenças e intenções. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos as seguintes ferramentas para construir e analisar os dados: identificação de metáforas – bootstrapping (DUQUE, 2018b) e modelo de representação de frames em grafos (SOUZA; DUQUE, 2018). Os resultados obtidos pela análise nos proporcionam entender mais acuradamente como nichos específicos do romance orientaram a construção de projeções situadas e conceptuais. Ademais, observamos mais claramente como as categorias analíticas investigadas contribuem para entrelaçar os níveis do sistema e do discurso, com isso, ressaltamos a dinamicidade envolvida na emersão de sentidos, conceito pouco explorado pela Linguística Cognitiva de base corporificada. Nesse sentido, a pesquisa é relevante porque contribui, pelo menos numa microescala, para ampliar o estudo cognitivo das metáforas, já que nos debruçamos em questões ainda pouco exploradas pela LCC.
Abstract: This Masters thesis aims to describe the cognitive-discursive construction process of metaphors of fear in the novel O cemitério (original title: Pet Sematary) by Stephen King. We examine how the author metaphorically builds the concept of fear through its descriptions and its psychological effects on characters. In order to have a thorough view on that subject, we work with the theories of conceptual metaphor and image schema (LAKOFF; JOHNSON, 1980), the concept of situated metaphor (VEREZA, 2013b), the concept of metonym (BARCELONA, 2003a, 2003b), the notion of frame (DUQUE, 2015; 2017) and online/offline frames (VEREZA, 2013a). These categories are taken from the theoretical framework of Embodied Cognitive Linguistics, from which we highlight the Theory of Embodied Mind and the Theory of Conceptual Metaphor. Both of these theories argue for the embodied aspect of the human cognition and the importance of metaphor for thought. The nature of the present research is interpretative, thus its objective of understanding how members of a given community shape their particular realities, beliefs and intentions. Regarding the methodological procedures, we employ the following tools to build and analyze data: identification of metaphors – bootstrapping (DUQUE, 2018b) and a model of frame representation through graphs (SOUZA; DUQUE, 2018). The results acquired during analysis allow us to understand more accurately how specific spots on the novel guided the construction of conceptual and situated projections. Moreover, we noted how the categories of analysis studied in this research contribute to the intertwining of the system level and the discourse level, and thereby we highlight the dynamicity involved in the emersion of meaning, an idea underexplored within the framework of Embodied Cognitive Linguistics. In that regard, our research is relevant because it contributes, at least on small scale, to the development of the cognitive study of metaphors.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48328
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