Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48368
Título: Uso de solventes eutéticos profundos a base de etilenoglicol e sal de fosfônio na síntese de biodiesel
Autor(es): Cavalcante, José Demétrio Nery
Orientador: Chiavone Filho, Osvaldo
Palavras-chave: Solventes eutéticos;Biocombustíveis;Catálise;Projeto de processos;Óleo de soja;Etanol
Data do documento: 9-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CAVALCANTE, José Demétrio Nery. Uso de solventes eutéticos profundos a base de etilenoglicol e sal de fosfônio na síntese de biodiesel. 2022. 81f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: As questões ambientais vêm ganhando um forte protagonismo nas últimas décadas, devido principalmente às altas taxas de poluição geradas pelo consumo exacerbado dos recursos naturais. Do ponto de vista dos combustíveis, a produção de biodiesel surge como método de substituição de combustíveis não-renováveis. Como forma de tornar a síntese de biodiesel ainda mais verde, o uso de Solventes Eutéticos Profundos (DES) como meio solvente e de catálise se apresenta interessante. Devido a biodegradabilidade dos DES e ausência de toxicidade, além da sua capacidade de simplificar o processo de purificação dos produtos seu uso se destaca como meio alternativo. Este estudo possui como propósito a análise do procedimento da síntese de biodiesel por meio da utilização de DES, bem como os principais fatores que influenciam o seu processo reacional. Por meio do óleo de soja e etanol e utilizando um planejamento fatorial de 3 4-1 , os parâmetros do estudo foram a temperatura reacional, o pH do meio, a razão molar do álcool/óleo e a razão molar dos componentes formadores do DES, se utilizando da metodologia da superfície de resposta para a obtenção do ponto ótimo. A partir do ponto as características de densidade e viscosidade do biodiesel e do DES foram descritas a partir de intervalos definidos de temperatura, assim como o comportamento cinético da reação com a variação do tempo. Os comportamentos estudados sendo determinados com dentro dos padrões usuais encontrados na literatura.
Abstract: Enviromental issues have gained a strong role in recent decades, mainly due to the high pollution rates generated by the exacerbated consumption of natural resources. From the point of view of fuels, the production of biodiesel appears as a method of replacing non-renewable fuels. As a way to make your production even greener, the use of Deep Eutectic Solvents (DES) as a solvent medium and catalysts for the reactions for the production of biodiesel becomes interesting. This is due to DES biodegradability and absence of toxicity in addition to its ability to simplify the product purification process. This study aims to analyze the process of production of biofuels through the use of DES, as well as the main factors that influence the reaction process. Using soya oil and ethanol and using a 4³ factorial design, the studied parameters were the reaction temperature, the pH, the molar ratio of alcohol/oil and the molar ratio of the components that form DES, using the response surface methodology to obtain the optimal point. From that point, the density and viscosity characteristics of biodiesel and DES were described from defined temperature intervals, as well as the kinetic behavior of the reaction with time variation. The studied behaviors are within the usual standards in the literature.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48368
Aparece nas coleções:PPGEQ - Mestrado em Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Usosolventeseuteticos_Cavalcante_2022.pdf994,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.