Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48409
Título: Fatores promotores do alinhamento estratégico da tecnologia da informação no ambiente organizacional do Centro de Educação da UFRN
Autor(es): Barbosa, Wagner Nicacio de Castro
Orientador: Martins, Daniel de Araújo
Palavras-chave: Gerenciamento de recursos de informação;Planejamento estratégico;Tecnologia da Informação;Alinhamento estratégico
Data do documento: 22-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARBOSA, Wagner Nicacio de Castro. Fatores promotores do alinhamento estratégico da tecnologia da informação no ambiente organizacional do Centro de Educação da UFRN. 2022. 164f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Considerando o ambiente organizacional cada vez mais dinâmico, é preciso que as organizações estejam aptas a tornar clara a sua visão e a sua missão, e traduzi-las em ações, enxergando oportunidades para estimular um melhor desempenho presente e futuro. Dessa forma, o alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação e a estratégia de negócio é um norteador para alcançar metas e objetivos organizacionais. Quando os gestores compreendem as oportunidades que a Tecnologia da Informação proporciona, os obstáculos que dificultam a colaboração entre TI e negócio são mitigados. O alinhamento estratégico vem consolidar a sinergia entre esses dois domínios em um processo de melhoria contínua. Neste sentido, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em analisar os fatores promotores do alinhamento estratégico entre a estratégia de gestão e estratégia de Tecnologia da Informação presentes no ambiente organizacional do Centro de Educação da UFRN, e a partir desse diagnóstico elaborar um plano de ação para contribuir com o alinhamento estratégico institucional. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa aplicada, tendo como objeto de pesquisa o referido Centro. Quanto aos objetivos metodológicos, é caracterizada como uma pesquisa exploratória. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada conduzida por um roteiro de entrevista elaborado a partir dos fatores promotores do alinhamento estratégico encontrados na literatura, e evidenciados no modelo de Spósito (2017), além de utilização de análise documental. Foram entrevistados os gestores do Centro de Educação da UFRN, por serem responsáveis pelas decisões estratégicas do Centro, e a equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação, esta responsável por elaborar a política de informática da Universidade, num quantitativo de dez entrevistados. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise qualitativa do tipo temática. Espera-se, através desta pesquisa descritiva, obter um diagnóstico preciso dos fatores promotores do alinhamento estratégico e, desse modo, recomendar melhorias que contribuam para promoção dos elementos positivos do alinhamento estratégico.
Abstract: Considering the increasingly dynamic organizational environment, organizations must be clear about what their vision and mission are, making sure to translate them into actions, as well as spotting opportunities to allow a better present and future performance. Thus, the strategic alignment between information technology and business strategy is a guide to achieve organizational goals and objectives. Once managers understand the opportunities that information technology provides, the obstacles that hinder collaboration between information technology and the business strategy are mitigated. The strategic alignment consolidates the synergy between these two areas in a continuously improving process. Considering that, the goal of this study is to analyze the promoting factors of the good strategic alignment between the management strategy and the information technology strategy within the organizational environment of the UFRN Education Center, and in possession of this diagnosis, elaborate an action plan to contribute with the institutional strategic alignment. The study was carried out based on applied research, which had the referred Center as a research object. Regarding the objectives, it is characterized as exploratory research. The instrument for data collection will be a semi-structured interview, conducted by an interview script, which was elaborated from the elements that promote the strategic alignment found in the literature and highlighted in Spósito models (2017) alongside the use of document analysis. Because they are responsible for the decision making related to the Center, the managers of UFRN Education Centerand the team of the Superintendence of Informatics, responsible for drafting the University's IT policy, were interviewed, amounting to a total of 10 respondents. The data analysis was carried out through a themed-qualitative data analysis technique. The current descriptive research seeks to obtain an accurate diagnosis of the factors that promote and inhibit this strategic alignment and, thus, recommend means to enhance the promotion of the positive elements related to strategic alignment.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48409
Aparece nas coleções:PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fatorespromotoresalinhamento_Barbosa_2022.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.