Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48507
Título: Por dentro da PNAD contínua: uma introdução ao tratamento de dados usando R
Autor(es): Trovão, Cassiano José Bezerra Marques
Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da
Palavras-chave: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua;R (Linguagem de Programação de Computador);Fatores socioeconômicos – Estatísticas
Data do documento: 15-Jul-2022
Editor: EDUFRN
Referência: TROVÃO, Cassiano José Bezerra Marques; SILVA JÚNIOR, Antonio Hermes Marques da. Por dentro da PNAD contínua: uma introdução ao tratamento de dados usando R. Natal: EDUFRN, 2022.
Resumo: Este é um livro didático que apresenta noções básicas para o tratamento e a exploração de bases de dados a partir da utilização do ambiente e da linguagem de programação R, com foco especial nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e na concepção de indicadores socioeconômicos e de mercado de trabalho. O principal objetivo deste material é possibilitar um primeiro contato do leitor com a utilização de microdados, especialmente para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos ou realizar pesquisas e estudos baseados nas informações estatísticas socioeconômicas disponibilizadas pelas PNADs Contínuas. Pretende-se com esse esforço que a presente obra sirva para orientar estudos e pesquisas nas distintas esferas das ciências sociais, dedicando atenção especial a temas relevantes para pesquisas nas áreas de Economia Social e do Trabalho. Desse modo, esse livro é recomendado para pesquisadores nas distintas esferas das Ciências Sociais Aplicadas, mas principalmente para alunos de graduação e pós-graduação.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48507
ISBN: 978-65-5569-269-3
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PorDentrodaPNADContinua_Trovão_SilvaJúnior_2022.pdf7,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.