Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48843
Title: Avaliação dietética de nutrientes envolvidos na saúde óssea em indivíduos com distrofia muscular de Duchenne
Other Titles: Dietary assessment of nutrients in bone health with Duchenne Muscular Dystrophy
Authors: Pontes, Karolayne Karolayne Dayane Maria de Lima
Advisor: Lopes, Marcia Marília Gomes Dantas
Keywords: Distrofia muscular.;Consumo Alimentar;Ingestão Alimentar;Vitamina D;Cálcio
Issue Date: 6-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PONTES, Karolayne Dayane Maria de Lima. Avaliação dietética de nutrientes envolvidos na saúde óssea em indivíduos com distrofia muscular de Duchenne. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição), Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença neuromuscular na qual o tratamento clínico padrão, a terapia com glicocorticoides afeta a saúde óssea ocasionando uma fragilidade destes, assim a avaliação do consumo alimentar e dietético é necessária para subsidiar intervenções e minimizar déficits. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar o consumo dietético de nutrientes envolvidos na saúde óssea em meninos com DMD. Trata-se de um estudo longitudinal que foi realizado com indivíduos com DMD, e foram coletados dados sociais, clínicos, medidas antropométricas e informações sobre o consumo alimentar. A análise dietética foi realizada a partir do estudo dos dados obtidos dos recordatórios 24h. Na análise de macronutrientes, para os carboidratos foi observada uma ingestão dentro da recomendação para 84,90% dos participantes, e para proteínas 100%. Já para os lipídios e fibras foi identificada uma ingestão adequada para 54,7% e 3,8% e um consumo energético baixo de 77,4% respectivamente. Em relação aos micronutrientes, identificamos que o cálcio mostrou uma alta prevalência de inadequação (> 65%) em todas as faixas etárias, e a vitamina D exprimiu inadequação em 82,64% da amostra. Concluímos que este grupo apresenta uma alta prevalência de inadequação na ingestão dietética de cálcio e vitamina D, nutrientes envolvidos na saúde óssea na população com DMD e um baixo consumo energético e de fibras dietéticas.
Abstract: A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença neuromuscular na qual o tratamento clínico padrão, a terapia com glicocorticoides afeta a saúde óssea ocasionando uma fragilidade destes, assim a avaliação do consumo alimentar e dietético é necessária para subsidiar intervenções e minimizar déficits. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar o consumo dietético de nutrientes envolvidos na saúde óssea em meninos com DMD. Trata-se de um estudo longitudinal que foi realizado com indivíduos com DMD, e foram coletados dados sociais, clínicos, medidas antropométricas e informações sobre o consumo alimentar. A análise dietética foi realizada a partir do estudo dos dados obtidos dos recordatórios 24h. Na análise de macronutrientes, para os carboidratos foi observada uma ingestão dentro da recomendação para 84,90% dos participantes, e para proteínas 100%. Já para os lipídios e fibras foi identificada uma ingestão adequada para 54,7% e 3,8% e um consumo energético baixo de 77,4% respectivamente. Em relação aos micronutrientes, identificamos que o cálcio mostrou uma alta prevalência de inadequação (> 65%) em todas as faixas etárias, e a vitamina D exprimiu inadequação em 82,64% da amostra. Concluímos que este grupo apresenta uma alta prevalência de inadequação na ingestão dietética de cálcio e vitamina D, nutrientes envolvidos na saúde óssea na população com DMD e um baixo consumo energético e de fibras dietéticas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48843
Appears in Collections:CCS - TCC - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC KAROLAYNE TCC FINALIZADO.pdf789.82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons