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dc.contributor.advisorMachado, Érica Priscilla Carvalho de Lima-
dc.contributor.authorSouza, Thalita Cavalcante Marques de-
dc.date.accessioned2022-08-01T20:30:10Z-
dc.date.available2022-08-01T20:30:10Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Thalita Cavalcante Marques de. Diagnóstico das redes sociais como ferramenta de marketing turístico do Rio Grande do Norte. 2022. 34f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48950-
dc.description.abstractThe present study has as object of study social networks as a tool of Tourism Marketing and promotion of competitiveness. Therefore, it is hypothesized that social networks are facilitating the tourist competitiveness of the state, because they guarantee greater visibility to destinations in a faster and more accessible way, considering that they are currently important channels of relationship with the final public. The research aimed to diagnose the role of social networks as a tool of tourist competitiveness, through the identification of tourist marketing strategies adopted by Rio Grande do Norte (RN), analyze the main social network adopted for the tourism promotion of RN and the perception of Emprotur managers about the importance of social networks for dissemination of the state. To achieve the objective proposed in this work, a qualitative approach of descriptive nature was used. The technique used for data collection was through netnography and structured interview based on a script of questions previously built for public managers in the area. The results indicated that the development of promotion actions through digital tools, such as instagram, bring a new image to the state. On the other hand, even with 40% of the actions being focused on digital platforms today, the NB still has a greater amount of tourist who comes to the destination through indications from family and friends. In summary, the research ratified how marketing strategies are indispensable for the development of the tourist destination and for promoting competitiveness, in view of consolidating the image of the state and capturing tourists.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPromoção turísticapt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectTourism promotionpt_BR
dc.titleDiagnóstico das redes sociais como ferramenta de marketing turístico do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programTurismopt_BR
dc.contributor.referees1Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima-
dc.contributor.referees2Mendes Filho, Luiz Augusto Machado-
dc.contributor.referees3Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da-
dc.description.resumoO presente estudo possui como objeto de estudo as redes sociais como ferramenta de Marketing turístico e promoção de competitividade. Por isso, parte-se da hipótese que as redes sociais são facilitadoras na competitividade turística do estado, pois garantem uma maior visibilidade aos destinos de forma mais rápida e acessível tendo em vista que atualmente são importantes canais de relacionamento com o público final. A pesquisa teve como objetivo diagnosticar o papel das redes sociais como ferramenta de competitividade turística, através da identificação das estratégias de marketing turístico adotadas pelo Rio Grande do Norte (RN), analisar a principal rede social adotada para a promoção turística do RN e a percepção dos gestores da EMPROTUR sobre a importância das redes sociais para divulgação do estado. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva. A técnica utilizada para o levantamento de dados foi por meio da netnografia e entrevista estruturada a partir de um roteiro de perguntas previamente construído para gestores públicos da área. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de ações de promoção por meio de ferramentas digitais, como o Instagram, traz uma nova imagem para o estado. Por outro lado, mesmo com 40% das ações sendo voltadas pelas plataformas digitais atualmente, o RN ainda possui uma maior quantidade de turista que vem ao destino por meio de indicações de familiares e amigos. Em síntese, a pesquisa ratificou como as estratégias de marketing são indispensáveis para o desenvolvimento do destino turístico e para promoção da competitividade, tendo em vista que consolida a imagem do estado e capta turistas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Turismopt_BR
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