Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49130
Title: Proposta de um manual para a residência de Clínica Médica da Escola Multicampi de Ciências Médicas
Authors: Oliveira, Madona Nataly Gurgel de
Advisor: Lucena, Eudes Euler de Souza
Keywords: Residência médica;Manual;Educação médica;Pós-graduação em medicina
Issue Date: 8-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Madona Nataly Gurgel de. Proposta de um manual para a residência de Clínica Médica da Escola Multicampi de Ciências Médicas. 2022. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: Introdução: O desenvolvimento de manuais vem ocorrendo com frequência, aprimorando e facilitando o trabalho de profissionais e equipes multiprofissionais, orientando-os no processo saúde-doença e ensino-aprendizagem. Além disso, as universidades através dos programas de residência vêm dispondo de manuais que orientam e instruem os residentes, facilitam e padronizam as orientações e as atividades a serem desenvolvidas pelos mesmos Objetivos: Produzir um manual para o programa de Residência de Clínica Médica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN), voltado para os alunos, e equipe profissional Método: Optou-se por uma revisão integrativa da literatura e análise documental com o objetivo de ordenar, sintetizar e reunir os resultados que estão publicados sobre Manual de Residência Médica como produto educacional. Resultado: Confecção do Manual para a Residência de Clínica Médica da EMCM-UFRN. Conclusão: Espera-se que os conteúdos propostos no manual possam fornecer orientações e ajuda aos alunos e equipe profissional do curso de residência em clínica médica da EMCMUFRN.
Abstract: Introduction: The development of manuals has been occurring frequently, improving and facilitating the work of professionals and multidisciplinary teams, guiding them in the healthdisease and teaching-learning process. In addition, universities, through residency programs, have been providing manuals that guide and instruct residents, facilitate and standardize the guidelines and activities to be developed by them. Objectives: Produce a manual for the Internal Medicine Residency program at the Multicampi School of Medical Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN), aimed at students and professional staff. Method: We opted for an integrative literature review and document analysis in order to organize, synthesize and gather the results that are published on the Medical Residency Manual as an educational product. Results: Preparation of the Manual for the Internal Medicine Residency at the EMCM-UFRN. Conclusion: It is expected that the contents proposed in the manual can provide guidance and help to students and professional staff of the residency course in internal medical clinic at EMCM-UFRN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49130
Appears in Collections:PPGETIM - CAICÓ - Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina

Files in This Item:
File SizeFormat 
Propostamanualresidencia_Oliveira_2022.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.