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Title: Kaizen e seus impactos: um estudo de caso numa empresa do setor varejista
Authors: Lima, Caroline Carmem Lisboa de
Advisor: Carvalho, Daniele da Rocha
Keywords: Contabilidade de custos;Gestão de custos;Ferramenta Kaizen;Atendimento ao cliente;Cost accounting;Cost management;Kaizen Tool;Customer service
Issue Date: 27-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Caroline Carmem Lisboa de. Kaizen e seus impactos: um estudo de caso numa empresa do setor varejista. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: O contexto em que as empresas estão vivendo no momento, de grande competitividade, requer uma forte estratégia para que seja possível se manter no mercado e é nesse contexto que surge a necessidade de inovações e adaptações tanto nos serviços/produtos oferecidos ao mercado, quanto nos processos internos das organizações. Surge neste contexto, as ferramentas da gestão estratégica de custos para apoiar os gestores nestes desafios, com os objetivos de minimizar seus gastos e potencializar a sua rentabilização. O objetivo desse estudo é identificar os impactos trazidos pela implantação do Kaizen na atividade de atendimento ao cliente de uma empresa do setor varejista, localizada em Natal/RN. Na metodologia, a pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva, quanto aos objetivos, estudo de caso, bibliográfica e documental, quanto aos procedimentos, utilizou-se das abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta e análise dos dados se deu pelos relatórios gerenciais da empresa assim como foi feita também uma entrevista não estruturada que se deu da seguinte forma: uma reunião no setor aonde foram feitas perguntas abertas para entender o sentimento dos aprendizes e o que poderia ser mudado e de acordo com os resultados, a implantação da ferramenta Kaizen, trouxe melhorias significativas para a empresa: melhoria quanto a satisfação dos colaboradores, redução de ociosidade (horas efetivamente trabalhadas) e, consequentemente, a redução dos custos, além do aumento da rentabilidade, conforme enfatizado no arcabouço teórico da ferramenta. O estudo contribuiu na prática para demonstrar a importância da implantação de melhorias contínua a partir da ferramenta Kaizen com foco na gestão estratégica de custos.
Abstract: The context in which companies are living at the moment, of great competitiveness, requires a strong strategy, so that it is possible to remain in the market and it is in this context that the need for innovations and adaptations arises both in the services/products offered to the market and in the internal processes of organizations. In this context, the tools of strategic cost management arise to support managers in these challenges, with the objective of minimizing their expenses and increase their monetization. The objective of this study is to identify the impacts caused by the implementation of Kaizen tool in the customer service activity of a company in the retail sector, located in Natal/RN. In terms of methodology, the research was classified as exploratory and descriptive, in terms of objectives, case study, bibliographic and documentary, in terms of procedures, using qualitative and quantitative approaches. Data collection and analysis took place through management reports as well as an unstructured interview that took place as follows: an meeting where open-ended questions were asked to understand learners' feelings and what could be changed. According to the results, the implementation of the Kaizen brought significant improvements to the company: improvement in employee satisfaction, reduction of idleness (hours effectively worked) and consequently the reduction of costs, in addition the growth of the profitability, as emphasized in the theoretical framework of the tool. The study contributed in practice to demonstrate the importance of implementing continuous improvements from the Kaizen with a focus on strategic cost management.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49185
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